
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Apenas dois parlamentares do Piauí assinaram criação de CPI para investigar fraudes no INSS

Dos 13 parlamentares que compõem a bancada do Piauí no Congresso Nacional, apenas dois assinaram favoravelmente o requerimento que propõe a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar descontos considerados ilegais nas folhas de pagamento de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O requerimento (RQN 7/2025), apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT), foi lido nesta terça-feira (17) durante sessão do Congresso Nacional, conduzida pelo presidente Davi Alcolumbre (União-AP).
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Entre os representantes do Piauí, apenas o deputado federal Castro Neto (MDB) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) assinaram o pedido, demonstrando apoio à instalação da comissão. Os outros 11 parlamentares piauienses — entre deputados e senadores — não endossaram a iniciativa.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O requerimento contou com a assinatura de 223 deputados federais e 36 senadores, superando o número mínimo necessário para a abertura de uma CPMI, que é de 171 deputados e 27 senadores.
A comissão será formada por 15 deputados e 15 senadores titulares, além de suplentes, respeitando a proporcionalidade partidária. O prazo previsto para conclusão dos trabalhos é de 180 dias, com despesas estimadas em R$ 200 mil, conforme o próprio texto do requerimento.
A próxima etapa é a indicação dos membros pelas bancadas e blocos parlamentares. Só então a comissão poderá ser oficialmente instalada e iniciar os trabalhos de investigação.
A CPMI terá como objetivo apurar suspeitas de descontos indevidos realizados em benefícios previdenciários, que podem envolver convênios de sindicatos e associações com o INSS, além de eventuais falhas ou conivência de instituições financeiras.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos