
Grupo de trabalho é instalado para combater o racismo religioso no Piauí

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social (DDS), realizou nesta segunda-feira (16) a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo Religioso no Piauí. O encontro contou com a participação de representantes de entidades religiosas, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça, OAB/PI e Tribunal de Justiça do Estado.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A superintendente de Defesa Social (DDS) da SSP/PI, tenente-coronel Elizete Lima, ressaltou a prioridade da pauta na gestão estadual. “O secretário Chico Lucas nos confiou a missão de construir estratégias de enfrentamento ao racismo religioso no estado, desde a prevenção até o atendimento às vítimas, com foco na não revitimização”, afirmou. A DDS já conduz o programa “Segurança Antirracista”, que será integrado à nova iniciativa.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Durante a reunião, o gerente de Análise Criminal e Estatística, delegado João Marcelo Brasileiro, chamou atenção para a subnotificação de casos nos registros policiais e defendeu a criação de protocolos para qualificação dos dados, além da realização de uma pesquisa sobre a percepção e preparo dos agentes de segurança no atendimento a essas ocorrências.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O coordenador de Igualdade Racial da SSP, João Pedro, destacou que, embora o grupo ainda esteja em fase inicial, ações de sucesso em outros estados, como rondas especializadas, campanhas educativas e protocolos de atendimento humanizado, podem servir de referência.
Superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Assunção Aguiar, reforçou a importância da articulação institucional para o avanço da pauta. “Essa realidade atinge, em sua maioria, pessoas negras e de religiões de matriz africana. As instituições precisam compreender essa vulnerabilidade e agir de forma conjunta para oferecer respostas concretas à sociedade”, pontuou.
A expectativa da Secretaria de Segurança é que, ao final dos trabalhos do grupo, seja instituído um Procedimento Operacional Padrão (POP) específico, garantindo respostas mais eficientes e qualificadas no enfrentamento ao racismo religioso em todo o estado.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD