Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
São João dos Patos - MA
Correspondente do município de São João dos Patos e região.

Hoje o Município de São João dos Patos Completa 87 anos de Emancipação Politica

Por Redação
|

Localizado a 540 km da capital o município de São João dos Patos surgiu na primeira metade do século XIX, com a ocupação da região por criadores e lavradores oriundos do município de Passagem Franca, atraídos pela fertilidade das terras. A aglomeração iniciou-se entre duas lagoas denominadas de "Lagoa de São João" e "Lagoa dos Patos", por esse motivo recebeu seu primeiro nome LAGOAS. Posteriormente, influenciado pela veneração, por parte dos moradores da localidade de São João Batista, que se tornaria o Padroeiro da cidade, e com isso, passou a se denominar a localidade de" Lagoa de São João "mais tarde São João dos Patos".

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

1838: O povoado é integrado a Passagem Franca e recebe o nome de São João dos Patos.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

1892: São João dos Patos é elevada a Vila.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

1931: A Vila é suprimida e restaurada novamente.

Dona Noca: A primeira prefeita mulher do Maranhão, Joana da Rocha Santos (Dona Noca), foi nomeada em São João dos Patos em 1934.

Bordados: O bordado, introduzido no Brasil pelos colonizadores, teve um papel importante na história e cultura de São João dos Patos, especialmente na primeira metade do século XX, quando a cidade se destacava na produção de algodão. 

O título de Capital dos Bordados, pela qualidade das peças produzidas e por ser a confecção artesanal de bordados uma atividade predominante entre suas mulheres, uma prática hereditária que já faz parte da cultura local. A Lei Estadual 11.218 de 10 de março de 2020 conferiu oficialmente ao município o título de Capital Estadual dos Bordados.

Parabéns São João dos Patos pelos 87 anos, terra de gente forte e de coração gigante
Hoje celebramos com orgulho cada história bordada com trabalho, cultura e esperança.

Comente