Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Esperantina - PI
Correspondente do município.

Defesa Civil entrega ofícios e reforça alerta nacional em Esperantina neste sábado (14)

Por Redação
|

Defesa Civil de Esperantina entrega ofícios a órgãos públicos e reforça alerta de teste nacional que será realizado no sábado (14)

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Nesta terça-feira, 10 de junho, o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Esperantina, Carlos José, realizou a entrega de ofícios a diversos órgãos públicos da cidade para divulgar e reforçar a importância do alerta nacional que será realizado no próximo sábado, dia 14.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O documento informa sobre a realização do primeiro disparo do novo sistema nacional de alertas por celular no estado do Piauí, marcado para acontecer às 15h do sábado (14/06). A ação faz parte de um teste promovido pela Defesa Civil Nacional e será ativada por geolocalização — atingindo apenas os celulares que estiverem na área de cobertura, como Esperantina e municípios vizinhos.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Durante o teste, os moradores poderão receber uma mensagem pop-up acompanhada de um som de emergência, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. O aviso terá cerca de 10 segundos de duração ou até que o usuário clique em “OK”. Vale lembrar que celulares em modo avião não receberão o alerta.

A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional para ampliar a capacidade de resposta e prevenção em situações de risco, como enchentes, alagamentos e ventos fortes. O sistema visa proteger vidas, enviando alertas em tempo real sempre que houver ameaças climáticas ou ambientais.

A Defesa Civil orienta a população a não se assustar com o alerta, lembrando que trata-se apenas de um teste. No entanto, destaca a importância de levar o aviso a sério, já que essa tecnologia poderá ser crucial em situações de emergência.

Comente