
Golpe do 'falso parente no WhatsApp' representa 1 em cada 4 fraudes digitais registradas no Piauí

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), divulgou um dado alarmante nesta terça-feira (10): o golpe do “falso parente no WhatsApp” foi responsável por 158 dos 613 casos de fraudes digitais registrados em maio de 2025 no estado. Isso representa cerca de 1 em cada 4 ocorrências, segundo análise conduzida no âmbito do projeto Alerta Digital.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Esse tipo de golpe, cada vez mais comum, ocorre quando criminosos se passam por familiares ou amigos das vítimas, utilizando aplicativos de mensagens para solicitar transferências via Pix ou o pagamento de boletos. As abordagens costumam partir de números desconhecidos — um dado importante revelado pelo levantamento é que 58,28% das tentativas de fraude foram feitas a partir de telefones não salvos na agenda das vítimas, o que reforça o uso de chips novos, e não clonagem de números conhecidos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O prejuízo médio causado por esse golpe foi de R$ 2.200 por vítima. Em um dos casos registrados, o valor chegou a R$ 11.700. Os crimes ocorreram em 34 municípios piauienses, com maior concentração em Teresina, a capital.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“O projeto Alerta Digital busca trazer à tona os dados que realmente ajudam o consumidor a se proteger. Em vez de ampliar o volume de informações, nossa proposta é destacar os riscos mais recorrentes e orientar sobre como agir em cada situação”, explica o coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro.
O Procon/MPPI reforça que, diante de mensagens suspeitas, especialmente vindas de números desconhecidos, é essencial manter a cautela. Mesmo que o contato diga ser um parente ou amigo, a recomendação é sempre confirmar a identidade por outro meio antes de realizar qualquer pagamento. Em caso de tentativa de golpe, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência e buscar orientação nos órgãos de defesa do consumidor.
O Alerta Digital continuará monitorando os casos e emitindo relatórios mensais com foco nas principais ameaças virtuais enfrentadas pelos consumidores no Piauí.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD