Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

HGV realiza correção de aneurisma da aorta e se consolida como hospital de alta complexidade

Por Redação
Foto: Divulgação/SSP
Foto: Divulgação/SSP | Governo do Estado

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta semana, uma cirurgia cardíaca de alta complexidade que devolveu qualidade de vida à paciente Maria das Graças da Silva Rodrigues, de 73 anos. O procedimento, que consistiu na correção de um aneurisma da aorta torácica, foi realizado com sucesso pela equipe do cirurgião cardíaco José Lira.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

De acordo com o médico, o aneurisma é uma dilatação anormal da principal artéria do corpo humano, com alto risco de rompimento e morte súbita. “Esse tipo de cirurgia exige diagnóstico rápido, equipe experiente e infraestrutura adequada. Felizmente, o HGV dispõe de todos esses recursos. A paciente foi diagnosticada e operada com tranquilidade e já se encontra em recuperação, acompanhada na UTI”, afirmou José Lira.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O diretor técnico do hospital, Thiago Diniz, destacou a importância do procedimento e o avanço da instituição em cirurgias de alta complexidade. “Essa é uma cirurgia que exige grande preparo da equipe e da estrutura hospitalar. O HGV demonstra maturidade e excelência ao realizar intervenções desse porte com segurança e eficácia”, destacou.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Até maio de 2025, o HGV já realizou 143 procedimentos cardíacos, incluindo implantes de marcapasso e outras cirurgias. Em 2024, foram contabilizadas 160 cirurgias cardíacas. A expectativa é que, até o final de junho, o número de procedimentos ultrapasse o total do ano anterior.

“São números expressivos, que demonstram o crescimento e o fortalecimento do nosso serviço. Estamos comprometidos em oferecer atendimento de alta qualidade à população, com resolutividade e humanização”, destacou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.

Fonte: Governo do Estado

Comente