
Saúde Municipal realiza abertura da campanha "Outubro Rosa"

A campanha do "Outubro Rosa", destinada à prevenção e consciencialização acerca dos canceres de mama e do colo de útero, teve sua abertura realizada na manhã desta terça-feira (09) na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Guia. Durante a ocasião se fizeram presentes o vice-prefeito Antônio Reis, a secretária de Saúde, Thais Braglia, além da equipe da Saúde Municipal, secretários e autoridades locais.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A Secretaria de Saúde articulou uma programação que será marcada por três importantes eventos, sendo o primeiro deles voltado para os profissionais da Saúde no formato de minicurso sobre estratégias de rastreamento de câncer de colo de útero e mama, a ser realizado dia 25 no auditório da Universidade Federal do Piauí, às 8h. No dia 30 será promovida uma oficina destinada às mulheres que tiveram ou estão enfrentando esses canceres, a ser realizada a partir das 8h, no Sindicato dos Trabalhadores do Comércio. E, no dia 31 de outubro, uma caminhada com saída às 7h30, da sede da Secretaria de Saúde, irá dar desfecho à atenção voltada para a saúde da mulher; durante sua chegada à praça Dr. Sebastião Martins, ocorrerá a abertura da campanha do "Novembro Azul".
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Durante a solenidade a secretária de Saúde, Thaís Braglia, aproveitou para destacar que durante o mês de outubro todas as Unidades Básicas estarão intensificando a solicitação de exames da mama e citológicos, ressaltando a importância do diagnóstico precoce.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Sobre a mamografia, a orientação é começar a fazer o exame preventivamente a partir dos 40 anos de idade, com intervalo de 1 a 2 anos para mulheres sem história familiar deste câncer; caso haja algum caso na família a mamografia deve ser realizada a partir dos 35 anos anualmente. O câncer de colo de útero é evitável e pode ser facilmente diagnosticado através do exame Papanicolaou, que pode detectar antes mesmo do câncer se estabelecer. Esse controle prévio, somado à vacinação contra o HPV (já disponível para meninas de 9 a 13 anos), pode reduzir significativamente a ocorrência da doença.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Floriano recebe a 1ª edição do Festival Floriano Vida em outubro
-
Revitalização do Cais de Floriano entra na fase final e promete transformar cartão-postal da cidade
-
Município de Floriano não cumpre compromisso de encerrar lixão gerando impacto ambiental
-
Prefeitura de Floriano nega que esteja organizando ‘arrastão da vitória’
-
Vereador de Floriano acusa filho do prefeito de ameaças de morte e registra BO