
Deputados aprovam criação do cargo de oficial investigador de polícia no Piauí

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí o Projeto de Lei Complementar nº 2/25, de autoria do Governo do Estado, que propõe a unificação dos cargos de escrivão e agente de polícia, criando a nova função de oficial investigador de polícia. O projeto também altera as nomenclaturas de cargos de perito médico-legista, perito odontolegista e perito criminal para perito oficial criminal.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A relatoria da matéria ficou a cargo do vice-líder do Governo na Casa, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade). Durante a tramitação, agentes da Polícia Civil acompanharam de perto os debates, especialmente em torno das emendas apresentadas pelo deputado Gustavo Neiva (Progressistas), que buscavam alterar pontos da proposta original.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Uma das principais emendas visava reduzir a carga horária semanal dos policiais civis de 44 para 40 horas, em conformidade com a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Neiva, o Piauí é um dos poucos estados que ainda mantêm a carga horária de 44 horas. “Ou fazemos essa adequação à lei federal ou o sindicato vai recorrer à justiça”, alertou o parlamentar.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
No entanto, as emendas foram rejeitadas por Evaldo Gomes. “Depois de ter conversado com os delegados e o Comando, irei rejeitar essas emendas, pois, segundo o próprio Governo, tem apenas a missão de fazer concurso público, e a lei que será encaminhada para esta Casa será baseada na lei nacional. As emendas poderão ser contempladas ou não no projeto do Executivo”, afirmou.
Além disso, também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 61/25, que altera o Estatuto da Polícia Civil do Piauí. A nova proposta cria uma quarta classe nas carreiras de delegado de polícia, peritos e oficial investigador, adequando a estrutura da corporação após a unificação dos cargos de agente e escrivão. A relatoria da proposta foi da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), e o texto segue agora para a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD