Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

FMS convoca população para realizar testagem gratuita de hanseníase em Teresina

Por Redação
Foto: Ascom FMS
Foto: Ascom FMS |

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), convoca pessoas com manchas suspeitas de hanseníase para o Projeto Roda-Hans, de 3 a 5 de junho, das 8h às 17h, no Polo de Moda Piauí Center (Av. Presidente Getúlio Vargas, 2280 – Morada Nova). Uma carreta equipada, oferecerá atendimento clínico, avaliação dermato-neurológica, orientação à população e encaminhamento de casos suspeitos, além da testagem de contatos domiciliares para detecção precoce da doença.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

No dia 2 de junho, nos turnos manhã e tarde, será realizada uma exposição dialogada no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, reunindo membros do Ministério da Saúde e profissionais participantes para troca de conhecimentos e alinhamento das ações do projeto.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, e inclui ações educativas para combater o estigma e disseminar informações corretas sobre a hanseníase. Segundo Amparo Salmito, médica infectologista e gerente de epidemiologia da FMS, esta ação fortalece a vigilância ativa e amplia o acesso ao diagnóstico, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen e pode afetar a pele e os nervos periféricos, levando a incapacidades físicas quando não diagnosticada precocemente. Embora ainda cercada por mitos e estigmas, a doença é totalmente curável. No entanto, continua sendo um problema de saúde pública, exigindo ações intensificadas para sua eliminação”, explica Amparo Salmito.

De acordo com Juliana Raulino, chefe do Núcleo de Doenças Negligenciadas da FMS, o tratamento da hanseníase é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da FMS, onde os pacientes recebem acompanhamento regular. Em casos mais complexos, a cidade conta com serviços especializados nos Hospitais da Polícia Militar, Universitário e Centro Maria Imaculada.

Comente