
Lula indica desembargador piauiense Carlos Brandão para vaga no STJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta terça-feira (27) a indicação do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e segue agora para apreciação do Senado Federal.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Antes de assumir o cargo, Brandão deverá ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter sua indicação aprovada pelo plenário da Casa. Ele foi selecionado para ocupar a cadeira deixada pela aposentadoria da ministra Assusete Magalhães.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A escolha de Brandão se deu a partir de uma lista tríplice apresentada pelo STJ em novembro do ano passado. Também integravam a lista as desembargadoras Daniele Maranhão Costa, do mesmo tribunal, e Marisa Ferreira dos Santos, do TRF da 3ª Região. Ambas não foram escolhidas.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Natural de Teresina (PI), Brandão é graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ingressou na magistratura federal em 1997, atuando inicialmente na Justiça Federal do Piauí. Em 2015, foi promovido ao TRF-1. Além de sua carreira como magistrado, também é professor universitário e participou de iniciativas nacionais voltadas à conciliação e à gestão de precedentes judiciais.
Sua indicação recebeu apoio nos bastidores, inclusive do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também passou pelo TRF-1 antes de ser nomeado para a Suprema Corte.
O STJ ainda tem outra vaga em aberto, decorrente da aposentadoria da ministra Laurita Vaz. Para preenchê-la, o tribunal enviou ao presidente uma nova lista tríplice com nomes oriundos do Ministério Público. A decisão sobre essa segunda nomeação ainda não foi anunciada.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD