
Energia com segurança no São João: Equatorial Maranhão reforça orientações para ligações provisórias

Distribuidora orienta população sobre os riscos das ligações clandestinas e reforça importância do serviço regular de ligação provisória
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Com a proximidade do período junino, um dos mais aguardados do ano pelos maranhenses, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia elétrica. Neste período em que aumentam os eventos em espaços públicos e privados, é comum a procura por ligações provisórias, serviço regular e legalizado oferecido pela Distribuidora. Ao mesmo tempo, a empresa faz um alerta importante sobre os riscos das ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, que representam grave ameaça à vida e à coletividade.
A ligação provisória é destinada a atender eventos temporários como arraiais, festas de bairro, parques, circos e exposições, além de pontos comerciais móveis, como barracas e bares. O serviço deve ser solicitado com no mínimo 5 dias de antecedência em um ponto de atendimento presencial da Equatorial Maranhão. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais e a descrição da carga elétrica que será utilizada no local.
“A ligação provisória garante segurança e regularidade ao fornecimento de energia durante as festas. Alertamos que nunca se deve fazer ligação por conta própria ou de forma clandestina. Isso coloca em risco não só quem realiza a intervenção, mas toda a comunidade, podendo provocar acidentes graves, incêndios e falta de energia”, explica Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão.
Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel, 2025) revelam que, em 2024, foram registrados 1.077 acidentes com a população envolvendo a rede elétrica em todo o país. O Nordeste lidera o ranking nacional, com destaque para os casos provocados por intervenções não autorizadas, como ligações clandestinas.
A Equatorial Maranhão reforça que essas práticas, além de ilegais (com pena prevista de 1 a 8 anos de reclusão), são extremamente perigosas. “Nossas equipes atuam de forma constante em ações educativas, campanhas de conscientização e mutirões comunitários, mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte, evitando qualquer intervenção na rede e buscando sempre os canais oficiais”, complementa Gabriel Vieira.
Dicas de segurança da Equatorial Maranhão para um São João tranquilo:
• Solicite ligação provisória com antecedência para eventos e pontos de venda temporários;
• Nunca realize intervenções por conta própria na rede elétrica;
• Não arremesse objetos em fios ou postes;
Em caso de acidentes, jamais toque na vítima e acione os serviços de emergência (193 – Bombeiros, 192 – SAMU). Em caso de acidentes com a rede elétrica, acione também a Distribuidora pelo número 116. Neste São João, para a festa ser completa, celebre com alegria, responsabilidade e segurança.
PUBLICIDADE:
Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
18ª DRPC/Timon cumpre mandado e prende indivíduo condenado, no Residencial Cocais
-
Câmara de Timon aprova projetos e indicações que fortalecem melhorias para a cidade
-
Vídeo: Cliente expulso volta e mata segurança com 16 tiros e fere PM, na saída da balada
-
Prefeitura de Lima Campos lança concurso público com 351 vagas; veja como se inscrever
-
Câmara aprova aumento do auxílio-alimentação da Guarda Civil Municipal de Timon