
Piauí recebe reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), está participando do Fórum de Saúde Animal da 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, na França. O evento, que começou no dia 25 e segue até 29 de maio, marca um momento histórico para o estado: o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O certificado será entregue oficialmente no último dia do fórum, consolidando o Piauí no seleto grupo de regiões brasileiras com esse status sanitário. Até então, apenas Acre, Rondônia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e partes do Amazonas e do Mato Grosso possuíam o reconhecimento internacional. Agora, o Piauí passa a integrar essa lista, após aprovação da Comissão Científica da OMSA em fevereiro deste ano.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O secretário da Sada, Fábio Abreu, representa o estado no evento, acompanhado do diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), João Rodrigues, e integra a delegação brasileira ao lado de representantes de diversos estados e do Governo Federal.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Dando continuidade ao evento e acompanhando as discussões mundiais a respeito da sanidade animal, hoje está sendo tratado especificamente sobre as vacinas e a importância desse processo. Como o Brasil já ultrapassou esse ponto em várias regiões, estamos dando especial atenção ao conjunto de atividades e protocolos a serem tomados durante esse processo de pós-vacinação”, explicou Fábio Abreu.
O Fórum de Sanidade Animal tem como foco principal os avanços e desafios na produção e distribuição de vacinas, além de questões regulatórias, logísticas e comerciais. Também estão sendo realizadas sessões sobre temas estratégicos como vida selvagem, resistência antimicrobiana e atualizações das atividades regionais da OMSA.
O reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação representa um avanço significativo para o setor agropecuário piauiense. Com o novo status, o estado poderá acessar mercados mais exigentes e ampliar sua competitividade no cenário global.
“O reconhecimento internacional amplia as oportunidades para o setor agropecuário piauiense, possibilitando o avanço de novos mercados pelo mundo. É um passo decisivo para o fortalecimento da nossa economia rural e para a valorização do trabalho de nossos produtores”, destacou o secretário.
A conquista reforça o compromisso do Governo do Piauí com a sanidade animal, a segurança alimentar e o fortalecimento do agronegócio sustentável no estado.
Fonte: Governo do Estado
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD