
Desigualdade social no Piauí atinge o menor nível em mais de 10 anos, diz IBGE

O Piauí deu um importante passo na luta contra a desigualdade social. Em 2024, o estado registrou o menor índice de desigualdade de renda desde o início da série histórica, em 2012 — com exceção do ano da pandemia (2020), quando os dados foram impactados por medidas emergenciais. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste mês de maio.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O índice que mede essa desigualdade, conhecido como Índice de Gini, caiu para 0,493. Esse indicador varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 0, menor a desigualdade; quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade. Ou seja, esse novo resultado indica que a distribuição de renda no estado melhorou e está mais equilibrada do que em anos anteriores.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A redução foi significativa: uma queda de 0,059 pontos em relação a 2023, representando a segunda maior diminuição do país em 2024, atrás apenas da Paraíba.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Outro ponto importante é que, com esse resultado, o nível de desigualdade no Piauí ficou abaixo da média do Nordeste (0,502) e também inferior à média nacional (0,506), o que reforça o avanço social do estado em relação ao restante do país.
“Esse resultado mostra que o Piauí está no caminho certo. Estamos promovendo inclusão, ampliando oportunidades e garantindo mais justiça social para nossa população. A melhora na distribuição de renda é fruto de um trabalho contínuo em educação, qualificação profissional, geração de emprego e fortalecimento dos programas sociais”, afirma o governador Rafael Fonteles.
O desempenho coloca o Piauí em posição de destaque entre os estados brasileiros e reforça a importância de manter políticas públicas voltadas à redução das desigualdades e ao desenvolvimento social e econômico.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD