Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcelo Barradas

Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.

TCE-PI determina bloqueio das contas da Prefeitura de Piripiri por falta de transparência

Por Redação
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram |

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou nesta segunda-feira (13) o bloqueio imediato das contas bancárias da Prefeitura Municipal de Piripiri. A decisão foi motivada pela ausência de entrega da prestação de contas referentes ao segundo semestre de 2024, conforme previsto na Instrução Normativa TCE/PI nº 06/2022.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A medida foi solicitada pela Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL), após constatação de que a gestão municipal não enviou documentos obrigatórios ao órgão, incluindo informações do SAGRES Contábil, SAGRES Folha e Documentação Web.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Segundo a decisão do conselheiro relator, a inadimplência da Prefeitura configura descumprimento do dever legal de transparência e prestação de contas. O Tribunal entendeu que estão presentes os requisitos legais para a concessão de medida cautelar, especialmente o risco de dano irreparável ao erário e à administração pública.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“A ausência de entrega da prestação de contas demonstra descumprimento do dever precípuo do gestor de prestar contas e compromete o direito do cidadão à boa administração”, destaca o despacho.

O TCE-PI ainda determinou que, após publicação oficial da decisão, os bancos sejam oficiados para efetivar o bloqueio das contas. O desbloqueio poderá ocorrer de forma imediata, desde que seja comprovado o envio integral da documentação exigida ao órgão de controle externo.

A ação integra uma força-tarefa do Tribunal para cobrar a regularização da situação de diversas prefeituras e câmaras municipais que estão inadimplentes com o envio das prestações de contas de julho a dezembro de 2024.

Comente