
Defesa Civil dá início ao credenciamento de pipeiros para Operação Carro-Pipa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), publicou, no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (8), o edital de credenciamento de Pipeiros. Pessoas físicas e jurídicas poderão prestar serviço para a Operação Carro-Pipa, caso atendam todas as exigências documentais e de vistoria.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Inicialmente, o credenciamento de Pessoas Físicas e Jurídicas para fornecimento de água potável será feito prioritariamente nos municípios listados no Decreto Estadual Nº 23.756/2025, sendo que outros municípios poderão ser incluídos e algum poderão ser retirados do plano de trabalho tendo em vista a sazonalidade da seca, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no edital.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo Indira Bezerra, da Diretoria de Resposta da Defesa Civil, a operação carro-pipa se iniciou com uma capacitação presencial sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), com o intuito de qualificar os gestores sobre a plataforma para que possam solicitar o reconhecimento federal e também recursos para resposta e reconstrução. “Qualificamos cerca de 100 municípios nesse treinamento promovido pela Defesa Civil do Piauí, justamente para que os gestores possam solicitar recursos federais e o reconhecimento federal. A partir disso, estamos iniciando o credenciamento dos pipeiros nas localidades afetadas pela seca, inicialmente, são 129 municípios que constam no decreto. A Defesa Civil solicita que os pipeiros façam o credenciamento em tempo hábil para que possamos dar início ao processo de contratação”, diz.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Indira reforça a importância do cadastro no S2iD. “Fazemos um apelo aos prefeitos que façam a formalização das Coordenadorias Municipais de Defesa civil, as COMDECs, e que se cadastrem na plataforma S2ID’, explica.
O governador Rafael Fonteles anunciou uma série de ações emergenciais para o enfrentamento da seca, além da destinação de R$ 30 milhões para a Operação Carro-Pipa, oriundos de recursos do Tesouro do Estado, recursos federais e Águas do Piauí, e o programa de cisternas, serão 7 mil cisternas nos próximos meses em 45 municípios do estado.
A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil e tem o objetivo de contratar pipeiros a fim de atender à população que vem sofrendo com a escassez de água, tanto para o consumo quanto para a produção de subsistência.
CREDENCIAMENTO: O Credenciamento pode ser feito através dos seguintes links:
Pessoa Jurídica:
https://docs.google.com/forms/d/1TfNt4449RrFNCOzoa3IZxQH0yTW8wzzvN4619bk3LPs/edit
Pessoa Física:
https://docs.google.com/forms/d/15Sr1IL1HlKgzbkzqYuDFS_YNv2xV1dIf931kAfDKgK4/edit, com preenchimento do requerimento de participação com a indicação de sua intenção de se credenciar para a prestação dos serviços.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD