Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

Auditoria do TCE revela pagamento a servidores falecidos na ALEPI

Por Redação
Foto: Divulgação/Alepi
Foto: Divulgação/Alepi | ALEPI

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) na folha de pagamento da Assembleia Legislativa (Alepi) revelou uma série de irregularidades no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023. O trabalho foi conduzido pela Diretoria de Fiscalização da Pessoal II (DFPESSOAL II), com o objetivo de verificar a conformidade legal e a eficiência dos controles internos da Casa Legislativa.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Entre os principais problemas identificados, destacam-se:

Participe do nosso grupo: WhatsApp

  • Pagamento de salários a 10 servidores já falecidos, somando R$ 585.518,92;

    Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

  • 186 servidores acumulando cargos públicos de forma irregular, o que representou impacto de R$ 1.422.487,15 somente na folha de dezembro de 2023;

  • Remuneração acima do teto constitucional para agentes políticos;

  • Três servidores ativos com idade superior a 75 anos, contrariando a legislação da aposentadoria compulsória;

  • Casos de jornada de trabalho incompatível com a função pública, inclusive envolvendo vínculos com a iniciativa privada e com outros órgãos fora da região metropolitana de Teresina.

Além disso, a auditoria também encontrou falhas no controle da produtividade dos servidores, descumprimento de normas de publicidade de nomeações, e até servidores que recebiam benefícios sociais do Governo Federal, apesar de terem rendas incompatíveis com o perfil exigido.

A equipe de auditoria concluiu que os mecanismos de controle interno da Alepi são ineficazes para prevenir e corrigir essas irregularidades. Diante do cenário, recomendou a adoção de diversas medidas corretivas, entre elas:

  • Fortalecimento dos controles administrativos da folha;

  • Atualização cadastral com comprovação de vida dos inativos;

  • Implantação de sistemas mais seguros para controle de ponto e lançamento de dados;

  • Instauração de Processos Administrativos Disciplinares (PAD) nos casos de irregularidades comprovadas.

O trabalho segue diretrizes dos Planos Anuais de Controle Externo (PACEX) do TCE-PI e foi motivado por denúncias, representações e o volume elevado de recursos fiscalizados, que somaram R$ 651,5 milhões no período.

Comente