
Espaço da Cidadania Digital é inaugurado em Teresina com foco em inclusão e tecnologia

O Governo do Estado do Piauí, inaugurou na manhã desta quarta-feira (30), o novo Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro Norte de Teresina. A iniciativa reúne, em um único ambiente moderno e acessível, serviços de identificação civil, atendimento digital, saúde e inovação tecnológica. O investimento total foi de R$ 3.983.289,91.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Durante a solenidade, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou a importância da estrutura como um ponto de apoio à população que enfrenta barreiras no uso da tecnologia.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“O Espaço da Cidadania Digital vai oferecer um circuito de aprendizado para quem tem dificuldade com tecnologia, com treinamentos para o uso do Gov.pi, do Piauí Saúde Digital e outros serviços. Teremos também uma lan house social à disposição da população, localizada estrategicamente ao lado da rodoviária rural, justamente para atender quem mais precisa de conectividade”, pontuou o gestor.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O Espaço da Cidadania Digital abriga o Instituto de Identificação Digital, o programa Piauí Gov Tech, e centraliza atendimentos de saúde e serviços públicos digitais. Com mais de 2.043m² de área construída em três pavimentos, a estrutura é totalmente climatizada, acessível e equipada com tecnologia de ponta.
Entre os serviços oferecidos estão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), Cadastro de Pessoa Física (CPF), suporte especializado para pessoas com deficiência (PCDs) e orientação para uso das plataformas gov.pi e gov.br. A população também poderá acessar o programa Piauí Saúde Digital, que já ultrapassou 2 milhões de atendimentos gratuitos por telemedicina.
O diretor do Instituto de Identificação Digital, Marcelo Mascarenhas, destacou que o novo espaço é pioneiro no Piauí. “É o primeiro desse modelo no estado, localizado em um ambiente que vai revitalizar essa região do centro. Aqui nós vamos ter como primeira atividade a emissão da Carteira de Identidade Nacional, que é a porta de entrada para a cidadania digital. A partir disso, as pessoas terão acesso a outros serviços nesse mesmo ambiente”, afirmou.
Outros destaques do espaço incluem uma brinquedoteca, um auditório com 60 lugares, uma Lan House com 20 computadores e estacionamento para visitantes e servidores.
“A estrutura fortalece ainda o programa Piauí Gov Tech, que conecta governo, universidades e startups para desenvolver soluções como o aplicativo Lupa App, o sistema de reconhecimento facial FacePI e o Projeto VigIA, com uso de inteligência artificial em viaturas”, finalizou Chico Lucas.
Na ocasião, foi lançada também a iniciativa Rota da Cidadania Digital, liderada pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (SIA).
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD