
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Rafael Fonteles no Roda Viva: alianças para 2026, defesa da democracia e futuro do Nordeste

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PT), foi o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (28). Em uma conversa ampla e estratégica, Fonteles abordou os desafios e projetos do Piauí, defendeu o governo Lula, falou sobre segurança pública, infraestrutura, transição energética e antecipou posições para as eleições de 2026.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Frente ampla e eleições 2026: Lula como prioridade
Um dos temas centrais da entrevista foi a defesa da construção de uma frente ampla em torno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições de 2026. Fonteles enfatizou que a união com setores do centro e centro-direita será crucial para garantir governabilidade e isolar os extremismos. Segundo ele, Lula é o nome mais forte para a reeleição e contará com o apoio maciço dos governadores do Nordeste.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Além disso, o governador defendeu a unificação do calendário eleitoral brasileiro, com a coincidência de eleições municipais, estaduais e federais, além de uma reforma política que reduza a fragmentação partidária.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
PT, novas lideranças e apoio a Edinho Silva
Rafael Fonteles reafirmou sua lealdade ao projeto nacional do PT e declarou apoio a Edinho Silva para a presidência nacional do partido, seguindo a orientação de Lula. Segundo ele, o partido deve continuar firme em seus princípios, mas sem fechar as portas para novas filiações alinhadas à sua visão de país.
"Com relação ao candidato à presidência do PT, meu candidato é o mesmo do presidente Lula. Se ele está apoiando o Edinho, eu também vou apoiá-lo, em defesa enfática ao governo do presidente.", disse Rafael Fonteles.
Desenvolvimento econômico e social: "o mais fraco deve voar primeiro"
Ao falar sobre o Piauí, Fonteles destacou o compromisso com a inclusão social e o crescimento sustentável. Usou uma frase que, segundo ele, define sua gestão: “Queremos que o passarinho mais fraco seja o primeiro a voar”. O governador defendeu uma política pública que priorize os mais vulneráveis e afirmou que o estado tem avançado em educação, saúde e geração de empregos.
Ao final da entrevista, Fonteles fez uma firme defesa da democracia e do papel das instituições. Reafirmou a importância de punir exemplarmente os envolvidos nos atos antidemocráticos de 2022 e 2023 e destacou o papel do Judiciário na preservação do Estado de Direito.
Confira a entrevista completa
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos