Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

MPT aponta aumento preocupante de acidentes de trabalho no Piauí

Por Redação
| MPT

No Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, celebrado nesta segunda-feira (28), o Ministério Público do Trabalho (MPT) chamou atenção para o crescimento expressivo das notificações de acidentes de trabalho no Piauí. De acordo com dados da plataforma SmartLab, o número de casos aumentou nos últimos três anos: foram 1.932 registros em 2022, 2.487 em 2023 e, em 2024, já somam 3.368 notificações, conforme informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A procuradora do Trabalho Maria Elena Rego, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CODEMAT), destacou que a realidade pode ser ainda mais grave devido à subnotificação. “Ainda enfrentamos uma alta taxa de subnotificação. A comunicação dos acidentes é fundamental para a criação de políticas públicas eficazes, permitindo a identificação de áreas e atividades com maior risco”, afirmou.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Maria Elena enfatizou que a notificação não é apenas uma exigência legal, mas também um compromisso social. “Quando notificamos um acidente, estamos protegendo vidas e contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro para todos”, acrescentou.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Os dados do Sinan consideram apenas os agravos de saúde monitorados pela Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde e não abrangem casos de intoxicação exógena ou acidentes envolvendo animais peçonhentos.

Além disso, a plataforma SmartLab revelou que, em 2024, cerca de 1.100 trabalhadores formais no Piauí receberam auxílio-doença devido a acidentes de trabalho, enquanto 55 trabalhadores tiveram concessão de aposentadoria por invalidez. Os números são baseados nas informações do INSS, considerando apenas os trabalhadores com vínculo formal.

 

Comente