
Timon realiza I Fórum da Educação Inclusiva em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Na manhã deste sábado (26), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu o I Fórum da Educação Inclusiva, em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, celebrado no dia 2 de maio. O evento, realizado no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, teve como tema: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O Fórum reuniu o secretário municipal de Educação, Gideão Santes, a vice-prefeita Socorro Waquim, a primeira-dama Gisele Bezerra, professoras, cuidadores, mães e crianças atípicas, em um momento de diálogo, aprendizado e fortalecimento da inclusão escolar.
Na ocasião foi apresentado o Plano Estratégico da Diretoria de Educação Inclusiva e Apoio (DEIA), que visa promover políticas públicas e estratégias que garantam o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, com ênfase naqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e demais necessidades específicas.
A advogada Felícia Brito Skeff, especialista em inclusão, conduziu a palestra principal do evento, ressaltando a importância da conscientização contínua. “A conscientização sobre o autismo deve ocorrer não apenas em abril, mas durante todo o ano. Nosso objetivo é levar informação sobre a legislação e os direitos relacionados à inclusão para mães, diretores e professores”, destacou.
Joelma Pinto, pedagoga, psicóloga e diretora da DEIA, também reforçou o propósito do Fórum: “A partir do momento que conhecemos mais sobre o assunto, compreendemos melhor as necessidades e os desafios dos alunos neurodivergentes. Isso gera empatia na comunidade escolar”, comentou.
Para a psicopedagoga e especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Joana Cristina, coordenadora do evento, a iniciativa marca um novo momento para a educação de Timon. “A importância dessa palestra é a quebra de paradigmas e a real inclusão da criança atípica nas escolas, além do apoio às mães. Estamos aqui para dar uma nova visão à educação inclusiva do nosso município”, afirmou.
Daiane Santos, mãe de uma criança atípica, elogiou a iniciativa. “É a primeira vez que estou nesse evento, e vim buscar um pouco mais de conhecimento. Acho importante essa busca, para a melhoria da vida da criança e até mesmo para nós, pais, saber mais sobre o autismo e saber lidar com a criança em casa, na rua e na escola”, disse.
A realização do I Fórum da Educação Inclusiva reafirma o compromisso da gestão em construir uma educação mais acessível, acolhedora e inclusiva para todos.
PUBLICIDADE:
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
18ª DRPC/Timon cumpre mandado e prende indivíduo condenado, no Residencial Cocais
-
Câmara de Timon aprova projetos e indicações que fortalecem melhorias para a cidade
-
Vídeo: Cliente expulso volta e mata segurança com 16 tiros e fere PM, na saída da balada
-
Prefeitura de Lima Campos lança concurso público com 351 vagas; veja como se inscrever
-
Câmara aprova aumento do auxílio-alimentação da Guarda Civil Municipal de Timon