Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Timon - MA
Saiba tudo o que acontece na região.

Timon realiza I Fórum da Educação Inclusiva em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo

Por Redação
|

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Na manhã deste sábado (26), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu o I Fórum da Educação Inclusiva, em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, celebrado no dia 2 de maio. O evento, realizado no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, teve como tema: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

 

O Fórum reuniu o secretário municipal de Educação, Gideão Santes, a vice-prefeita Socorro Waquim, a primeira-dama Gisele Bezerra, professoras, cuidadores, mães e crianças atípicas, em um momento de diálogo, aprendizado e fortalecimento da inclusão escolar.

 

Na ocasião foi apresentado o Plano Estratégico da Diretoria de Educação Inclusiva e Apoio (DEIA), que visa promover políticas públicas e estratégias que garantam o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, com ênfase naqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e demais necessidades específicas.

 

A advogada Felícia Brito Skeff, especialista em inclusão, conduziu a palestra principal do evento, ressaltando a importância da conscientização contínua. “A conscientização sobre o autismo deve ocorrer não apenas em abril, mas durante todo o ano. Nosso objetivo é levar informação sobre a legislação e os direitos relacionados à inclusão para mães, diretores e professores”, destacou.

 

Joelma Pinto, pedagoga, psicóloga e diretora da DEIA, também reforçou o propósito do Fórum: “A partir do momento que conhecemos mais sobre o assunto, compreendemos melhor as necessidades e os desafios dos alunos neurodivergentes. Isso gera empatia na comunidade escolar”, comentou.

 

Para a psicopedagoga e especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Joana Cristina, coordenadora do evento, a iniciativa marca um novo momento para a educação de Timon. “A importância dessa palestra é a quebra de paradigmas e a real inclusão da criança atípica nas escolas, além do apoio às mães. Estamos aqui para dar uma nova visão à educação inclusiva do nosso município”, afirmou.

 

Daiane Santos, mãe de uma criança atípica, elogiou a iniciativa. “É a primeira vez que estou nesse evento, e vim buscar um pouco mais de conhecimento. Acho importante essa busca, para a melhoria da vida da criança e até mesmo para nós, pais, saber mais sobre o autismo e saber lidar com a criança em casa, na rua e na escola”, disse.

 

A realização do I Fórum da Educação Inclusiva reafirma o compromisso da gestão em construir uma educação mais acessível, acolhedora e inclusiva para todos.

 

PUBLICIDADE:

Tocador de vídeoA defesa de Suedna não foi localizada para comentar o caso. O espaço segue aberto. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.


Comente