
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Marcus Kalume rebate resistência interna no PT e defende diálogo para chapa ao Senado

O deputado estadual Marcus Kalume (PT), comentou nesta quarta-feira (09) sobre a atual situação interna do Partido dos Trabalhadores em relação às discussões sobre o apoio a candidatos ao Senado nas eleições de 2026. Em meio a rumores sobre resistência de alguns nomes dentro do partido em apoiar a chapa com os deputados Júlio César e Marcelo Castro, Kalume rebateu diretamente as críticas e defendeu a unidade do PT para enfrentar os desafios futuros.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“É natural que em um partido grande como o PT, com diversas lideranças, existam diferentes opiniões. Contudo, é importante que entendamos que essas divergências são parte do processo democrático dentro da sigla. O que não podemos permitir é que essas discussões internas enfraqueçam o partido ou desviem o foco do que realmente importa: a união para fortalecer a nossa base e o projeto do Piauí”, afirmou Kalume.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O deputado reforçou que o momento é de diálogo e construção coletiva, e que as decisões, especialmente em relação à chapa majoritária, devem ser tomadas com paciência e respeito.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
"A decisão final deve ser fruto de um amplo diálogo entre os pré-candidatos e as bases. A nossa prioridade é garantir o fortalecimento do PT, e isso exige que todos os envolvidos conversem para encontrar o melhor caminho. Todo esse processo de discussão é legítimo, mas devemos manter o foco no que é mais importante para o futuro do PT e do Piauí. O nosso time está unido e temos confiança de que encontraremos a melhor solução para todos”, completou.
Além disso, Kalume falou sobre as eleições para a presidência do PT, que ocorrerão no mês de julho de 2025. Ele destacou a importância de consolidar uma liderança forte dentro do partido, capaz de unir as diversas correntes internas e fortalecer o PT não só no estado, mas também em nível nacional.
"O PED de 2025 será um momento de muito diálogo e união. Temos pré-candidatos como Fábio Novo, e a participação das lideranças da região, como o deputado Francisco Costa e o deputado Florentino Neto, é fundamental para que possamos construir uma candidatura sólida e representativa", destacou o deputado.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos