
UBSs de Teresina disponibilizam testagem e tratamento gratuito contra a sífilis

A sífilis é uma infecção bacteriana que exige atenção devido à sua transmissão por meio de relações sexuais e ao risco de afetar mãe e filho quando contraída durante a gravidez. Em Teresina, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem testes de detecção da doença e fornecem tratamento gratuito, que é simples e eficaz.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A prevenção da sífilis envolve o uso de preservativos e a testagem regular, especialmente para pessoas sexualmente ativas. De acordo com Alana Niége, enfermeira e chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a sífilis é, na maioria das vezes, assintomática, com sinais e sintomas discretos que podem passar despercebidos. “Você pode transmitir a doença sem nem saber que está infectado. O ideal é que, se você tem vida sexual ativa, procure fazer o teste a cada seis meses ou uma vez por ano. Gestantes devem fazer o pré-natal para detectar a doença a tempo e evitar a transmissão ao bebê”, orienta a enfermeira.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Os testes estão disponíveis em todas as 92 UBS de Teresina, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no centro da cidade. O teste é rápido e fácil de ser realizado, com resultados disponíveis em até 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Caso o resultado seja positivo, o tratamento também é realizado nas UBS, com o uso de medicamentos como a penicilina benzatina.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Alana Niége alerta, porém, que a sífilis não oferece imunidade permanente. Mesmo após o tratamento, o indivíduo pode ser reinfectado se tiver contato sexual com alguém que esteja com a doença. "Por isso, reforçamos a importância de que a população sexualmente ativa – jovens, adultos e idosos – procure os serviços de saúde. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, melhores são os resultados", enfatiza.
A infecção por sífilis, além de prejudicar a saúde do adulto, pode ter consequências graves durante a gestação, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas e até morte do recém-nascido. Nas formas mais graves da doença, como a sífilis terciária, a falta de tratamento pode causar complicações sérias, como lesões na pele, nos ossos, no sistema cardiovascular e no sistema nervoso, podendo até levar à morte.
Com a oferta de testes gratuitos e tratamento acessível, a FMS busca reduzir os casos de sífilis em Teresina e alertar a população sobre a importância de cuidados preventivos para evitar complicações e garantir a saúde de todos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD