
Governador lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais no Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, lançou nesta terça-feira (8) o primeiro Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (Pepdec), um conjunto de diretrizes e estratégias focadas na prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais e emergências. O lançamento do plano, elaborado pela Secretaria da Defesa Civil (Sedec), visa a redução dos riscos e impactos de desastres no estado, com ações planejadas para os próximos cinco anos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
De acordo com o governo estadual, o Pepdec se alinha ao Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e à legislação federal, promovendo uma atuação coordenada entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil. O objetivo central é fortalecer a resiliência das comunidades piauienses, assegurando uma abordagem estratégica para lidar com desastres em cenários de curto, médio e longo prazos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Prevenção e resposta rápida a desastres naturais
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
"O plano é fruto de um governo que acredita no planejamento para exatamente prevenir e ter ações rápidas de respostas quando acontecerem eventos climáticos extremos", destacou o governador Fonteles durante o evento. Ele lembrou que o estado recentemente enfrentou um caso emblemático em Picos, onde um evento climático extremo resultou em grandes prejuízos, incluindo a perda de vidas. "Esse tipo de situação pode ser amenizado com uma resposta rápida e estruturada", afirmou.
Fonteles também mencionou a preocupação com a estiagem que atinge o estado, que começou mais cedo e promete ser mais prolongada. Cerca de 129 cidades do Piauí já enfrentam uma situação de emergência devido à seca, e o governo anunciou a ativação da operação carro-pipa para levar água potável às regiões afetadas. Além disso, o estado disponibilizou R$ 6 bilhões para apoiar os municípios e os agricultores familiares prejudicados pela perda das safras.
Elaboração Participativa
O desenvolvimento do Pepdec envolveu a participação ativa de gestores municipais, especialistas e a população, garantindo que suas diretrizes atendam às necessidades reais do Piauí. Durante o evento de lançamento, as autoridades e especialistas detalharam as principais ações previstas no plano.
Eixos Estratégicos do Pepdec
O Pepdec é estruturado em três eixos principais de atuação:
-
Prevenção e Mitigação: Este eixo se concentra na identificação e mapeamento das áreas de risco, além da implementação de medidas preventivas, fortalecimento do sistema de proteção e a promoção de campanhas de conscientização e capacitação da população.
-
Preparação e Resposta: Visa o desenvolvimento de planos de emergência, realização de treinamentos e simulados, além da mobilização de recursos e equipes para uma atuação rápida em situações de desastre.
-
Reconstrução e Recuperação: Este eixo define o apoio à reconstrução de áreas afetadas, com foco na habitação, infraestrutura e recuperação econômica, com a colaboração entre a União, os municípios e o estado.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD