
Piauí tem menor tempo de espera por consultas no SUS

O tempo de espera para consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) atingiu níveis críticos em 2024. Segundo dados do SISREG (Sistema Nacional de Regulação), sistema do Ministério da Saúde responsável por gerenciar o acesso a serviços de saúde, a média nacional de espera é de 57 dias. No entanto, essa média nacional esconde disparidades regionais preocupantes.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Na capital federal, Brasília, o tempo médio de espera ultrapassa os 150 dias — ou seja, cinco meses — para uma simples consulta médica. O cenário é ainda mais alarmante quando se trata de atendimento especializado, que pode levar anos para ser realizado.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Por outro lado, o estado com o menor tempo médio de espera é o Piauí, com apenas 10 dias, demonstrando maior eficiência no acesso à atenção básica de saúde.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O levantamento aponta que a maior parte da região centro-sul do Brasil apresenta índices acima da média nacional. No Centro-Oeste, a espera é de 82 dias; no Sul, 73; e no Sudeste, 67 dias. Já nas regiões Norte (55 dias) e Nordeste (29 dias), o tempo médio é mais baixo, ainda que os desafios estruturais sejam maiores.
A contradição fica evidente ao observar casos como o do Distrito Federal. Mesmo com altos índices de investimento per capita em saúde, o tempo de espera segue entre os piores do país, reflexo, segundo especialistas, de uma gestão pública ineficiente e falhas estruturais no sistema de regulação.
Estados como o Amazonas também enfrentam dificuldades semelhantes, com longas filas e escassez de profissionais, evidenciando os impactos de políticas públicas descoordenadas na área da saúde.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD