
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Vice de quem? Ciro Nogueira se movimenta nos bastidores para 2026

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) tem manifestado a parlamentares aliados o interesse em concorrer ao cargo de vice-presidente da República na chapa da direita nas eleições de 2026.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Presidente nacional do Progressistas, Nogueira tem sido um crítico contundente do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegando a afirmar que, se dependesse exclusivamente dele, o PP não integraria a Esplanada dos Ministérios. No entanto, atualmente, o partido ocupa o Ministério do Esporte, com André Fufuca (PP).
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Apesar da informacao sobre o interesse do parlamentar em compor uma chapa majoritaria para presidente, em dezembro de 2024, Ciro Nogueira havia indicado que o foco principal é sua reeleição para o Senado, descartando a possibilidade de disputar a vice-presidência.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
De acordo com informações de bastidores, para ampliar sua influência política e viabilizar sua posição em 2026, Ciro articula a formação de uma federação entre o PP e o União Brasil. Caso se concretize, a aliança entre os dois partidos resultaria na maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares. O Progressistas já aprovou as negociações para a fusão e aguarda a resposta do União Brasil.
Apesar de presidir nacionalmente o PP, Ciro Nogueira ganhou maior projeção no país ao assumir o cargo de Ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde as eleições de 2022, tem mantido uma postura política coerente, dialogando com o público que conquistou e se posicionando de forma crítica às ações do governo Lula, fazendo constantes avaliações negativas sobre a gestão do petista.
Ciro Nogueira busca consolidar sua relevância no cenário nacional e ampliar seu protagonismo político em meio às indefinições sobre a liderança da direita nas próximas eleições presidenciais. Com Bolsonaro inelegível, o campo conservador ainda não definiu um nome forte para a disputa, deixando em aberto a estratégia para aproveitar o capital político do ex-presidente.
Fonte: CNN BRASIL
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos