Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcelo Barradas

Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.

Gil Kairós acusa federação de atrapalhar estratégia política do PT

Por Redação
Foto: R10
Foto: R10 |

O professor Gil Kairós, pré-candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí, defendeu o fim da federação do partido com o PCdoB e PV. Segundo Kairós, a federação comprometeu a autonomia do PT e dificultou a estratégia eleitoral de diversos integrantes da sigla. A declaração foi feita em entrevista ao Portal R10.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

“A federação atrapalhou o processo de autonomia do PT, atrapalhou as estratégias e a tática eleitoral de muitos companheiros”, avaliou Kairós, que também é secretário de formação política do PT estadual. Para ele, o PT não pode ser prejudicado pelo modelo atual de aliança, pois os demais partidos da federação já alcançaram um fortalecimento político suficiente para disputar eleições de maneira independente.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O pré-candidato também destacou que, durante o período eleitoral, a federação limitou a liberdade do PT para definir suas próprias estratégias. A falta de autonomia impediu que o partido consolidasse candidaturas com antecedência. Em Teresina, apesar de a federação não ter afetado diretamente o resultado das eleições, ela alterou a estratégia política da sigla. Um dos partidos aliados filiou novos vereadores na reta final da janela partidária, mudando os planos do PT.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

As críticas à federação têm crescido entre os petistas. Recentemente, o presidente interino do partido, Humberto Costa (PE), também se posicionou contra a aliança partidária nos moldes atuais. "O PT, que é quem mais construiu cauda para eleger parlamentares, terminou por deixar de ganhar alguns mandatos importantes", declarou o senador em entrevista ao portal Metrópoles.”

Comente