Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Palmeirais - PI
Blog do município.

Prefeito Baltazar Campos recebe honraria na solenidade pelos 202 anos da Batalha do Jenipapo

Por Redação
Foto: Portal R10
Foto: Portal R10 |

O prefeito de Palmeirais, Baltazar Campos participou ontem (12) das solenidades em comemoração ao 202º Aniversário da Batalha do Jenipapo. O evento, organizado pelo Governo do Estado do Piauí, relembra e homenageia aqueles que lutaram durante o conflito.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Ao Portal R10, o prefeito falou sobre a importância do acontecimento. "Foi um fato importantíssimo para que o Brasil e o Piauí se tornasse independente". Em meio a comemoração, Baltazar recebeu a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. "Essa medalha é como um currículo da história do cidadão, eu estou 4 anos sendo prefeito e a gente tem contribuído e muito para Palmeirais, para o nosso povo", destacou.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823, foi um dos confrontos mais importantes para a independência do Brasil na região nordeste. Lutando contra tropas portuguesas, piauienses, maranhenses e cearenses enfrentaram os soldados do Major João José da Cunha Fidié, enviados por Portugal para tentar manter o domínio sobre o Brasil. Apesar de mal armados e sem treinamento militar, os combatentes locais mostraram coragem e resistência, contribuindo para a consolidação da independência do país.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

As solenidades aconteceram no município de Campo Maior, onde as autoridades participaram de uma Missa em Ação de Graças, realizada na Catedral de Santo Antônio. Em seguida, houve a Solenidade Cívico-Militar, com Desfile Militar, apresentação da peça teatral "A Batalha do Jenipapo" e a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, realizada no Monumento “Heróis do Jenipapo”.

Comente