
Vídeo: menina de 11 anos morre após participar do “desafio do desodorante”

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Uma menina de 11 anos de idade morreu após participar de um desafio da internet. O caso aconteceu em Bom Jardim, Pernambuco, no último domingo (9). A vítima, identificada como Brenda Sophia Melo de Santana, inalou desodorante e perdeu a consciência. Ela foi levada para um hospital, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Os médicos tentaram reanimá-la, mas sem sucesso. O corpo da garota foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para passar por perícia.
A prefeitura local informou que a morte foi causada pela inalação do produto, que possui substâncias químicas, e manifestou profundo pesar em solidariedade à família.
Desafio viral
O caso de Brenda traz à tona “desafios” perigosos que viralizam nas redes sociais ao motivar usuários a tomar atitudes inconsequentes que podem causar a morte. Em setembro do ano passado, um menino de doze anos sofreu uma parada cardíaca na Inglaterra ao tentar participar da mesma “brincadeira” com desodorante — em 2018 e 2022, uma menina de sete anos de São Bernardo do Campo e um garoto de dez anos em Belo Horizonte foram vítimas fatais da mesma corrente cruel nas plataformas digitais.
O desafio do desodorante consiste, simplesmente, em incentivar usuários a inalar o spray pelo máximo de tempo possível. Outras versões da “brincadeira” incluem comer altas doses de canela em pó — o que também pode causar paradas respiratórias e danos ao fígado –, cobrir as vias aéreas com cola e até inserir uma camisinha no nariz para tentar retirá-la pela boca.
Desde 2019, os “jogos perigosos” (hazardous games, em inglês) são classificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um distúrbio comportamental listada na Classificação Internacional de Doenças (CID). A prática, segundo a entidade, é caracterizada como “um padrão de jogatina online ou offline que aumenta sensivelmente o risco de consequências prejudiciais à saúde mental ou física” — a enfermidade engloba tanto os danos associados excesso de tempo gasto com a “brincadeira” quanto os prejuízos imediatos causados pelas regras do jogo.
PUBLICIDADE:
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
18ª DRPC/Timon cumpre mandado e prende indivíduo condenado, no Residencial Cocais
-
Câmara de Timon aprova projetos e indicações que fortalecem melhorias para a cidade
-
Vídeo: Cliente expulso volta e mata segurança com 16 tiros e fere PM, na saída da balada
-
Prefeitura de Lima Campos lança concurso público com 351 vagas; veja como se inscrever
-
Câmara aprova aumento do auxílio-alimentação da Guarda Civil Municipal de Timon