
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Lula reforça apoio a Edinho Silva para presidência do PT em meio a disputas internas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem manifestado nos bastidores seu apoio a Edinho Silva como nome favorito para assumir a presidência do partido, segundo fontes próximas ao Palácio do Planalto. Apesar das sugestões de outros candidatos, Lula mantém sua preferência pelo ex-prefeito de Araraquara e tem dado sinais de que apoia sua autonomia na definição da nova composição da direção partidária.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A principal questão em disputa dentro do PT envolve o controle da Secretaria de Finanças, responsável pela gestão do fundo eleitoral e do fundo partidário. Essa posição estratégica dá ao ocupante um peso significativo na administração da legenda. Atualmente sob comando de Gleide Andrade, a tesouraria é vista como um dos principais pontos de resistência do grupo alinhado à ex-presidente do partido e atual ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O grupo de Gleisi, que inclui figuras como Jilmar Tatto e o deputado José Guimarães, busca manter influência na estrutura partidária.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A disputa pela sucessão na presidência tem aprofundado as divisões dentro da corrente majoritária do partido, a Construindo um Novo Brasil (CNB), à qual o próprio Lula pertence. O presidente, no entanto, tem optado por uma postura discreta, deixando espaço para que os diferentes grupos negociem uma solução.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O time de Edinho Silva conta com o apoio de nomes como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o ex-ministro José Dirceu. Outros petistas influentes, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, são mencionados como simpatizantes da candidatura de Edinho, mas têm evitado se envolver diretamente na disputa.
Nesta terça-feira (11), está prevista uma reunião entre Edinho Silva e Gleisi Hoffmann em Brasília. A expectativa é de que o encontro possa encaminhar um acordo e reduzir as tensões entre as alas internas do partido. Durante o fim de semana, Edinho divulgou um vídeo em que pediu o apoio de Gleisi e criticou vazamentos sobre um encontro recente entre ele, a ministra e Lula, no qual a sucessão petista foi debatida.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos