
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Paulinho da Força critica Lula e sinaliza rompimento com o governo

O deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força intensificou as críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou a aliados que está “a caminho” do rompimento total com o Planalto. No último sábado (9/3), o parlamentar divulgou um vídeo no qual condena declarações do presidente durante o Dia Internacional da Mulher.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Entre os trechos criticados por Paulinho está a fala de Lula na qual o petista se descreve como um “amante da democracia”, comparando-a com relações extraconjugais. O deputado classificou a declaração como machista e acusou o presidente de não priorizar políticas para mulheres. Ele também criticou a substituição da ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, por Alexandre Padilha.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Distanciamento do Planalto
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Paulinho da Força apoiou Lula nas eleições de 2022, mas tem adotado um tom cada vez mais crítico à sua gestão. No ano passado, já havia demonstrado insatisfação com a relação do governo com as pautas sindicais e, mais recentemente, passou a defender uma alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro em 2026.
O Solidariedade, presidido por Paulinho, ainda ocupa espaço no governo, com a deputada Maria Arraes (PE) na vice-liderança da gestão na Câmara. No entanto, nos bastidores, o parlamentar tem se aproximado de outras lideranças políticas e apostado na reeleição de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, tentando desvincular o prefeito da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Críticas à representatividade feminina
No vídeo, Paulinho também destacou a baixa presença de mulheres em cargos estratégicos do governo Lula. Ele lembrou que o presidente prometeu maior equilíbrio entre homens e mulheres na composição ministerial, mas fez escolhas que, segundo ele, contrariaram esse compromisso.
Atualmente, apenas uma mulher, Cármen Lúcia, integra o Supremo Tribunal Federal (STF), após Lula indicar dois homens – Cristiano Zanin e Flávio Dino – para a Corte. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente indicou apenas uma mulher, Daniela Rodrigues, em três oportunidades. Já no Superior Tribunal Militar (STM), nomeou Verônica Sterman para uma das duas vagas disponíveis.
Histórico de embates
Essa não é a primeira vez que Paulinho da Força critica Lula publicamente. Em fevereiro, o deputado ironizou uma declaração do presidente recomendando que a população boicote produtos com preços elevados. "Assim não tem como te defender, companheiro", escreveu nas redes sociais.
Além disso, o parlamentar reagiu à nomeação de Padilha para a Saúde dizendo que "o governo acabou". "Lula pega seu mais incompetente ministro e promove para ser ministro da Saúde, que já está um caos", declarou na ocasião.
Com as recentes críticas, Paulinho da Força reforça o afastamento do governo e sinaliza uma possível mudança de rumo político de seu partido.
Ver esta publicação no Instagram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos