
Bombeiros resgatam filhotes e ovos de tartarugas marinhas no litoral piauiense

No último final de semana, as praias Pedra do Sal, em Parnaíba, e Atalaia, em Luís Correia, foram palco de uma operação de resgate emocionante realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Uma equipe do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3ºGBM), que realizava uma ronda de rotina pelas praias de Luís Correia, se deparou com uma situação inusitada. Os bombeiros militares, responsáveis pelas ações preventivas na região, estavam finalizando as atividades quando encontraram um filhote de tartaruga marinha nas areias da Praia de Atalaia.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Assim que avistaram o filhote, a equipe da ronda se aproximou com bastante cuidado e, seguindo todos os protocolos necessários, devolveu o pequeno animal ao seu habitat natural.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Assim que avistamos o filhote, percebemos que ele estava se locomovendo de maneira desorientada, pois se arrastava para o lado contrário do mar. Foi então que o capturamos de forma segura e o devolvemos para aquilo que chamamos de linha de maré, ou seja, de volta às águas do mar, de onde provavelmente ele tenha vindo e se perdido do restante do seu bando”, explicou o sargento Jesifiel, líder da equipe.
Mais tarde, a mesma equipe se deslocou de Luís Correia até a Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, onde os bombeiros do 3ºGBM foram acionados por funcionários e pesquisadores do Instituto Tartarugas do Delta para reforçar a captura e o manuseio de ovos encontrados pelos pesquisadores.
As equipes auxiliaram no resgate de ovos de tartarugas marinhas, que estavam em risco devido à movimentação intensa de banhistas e veículos na região. Juntamente com os funcionários do instituto, os bombeiros militares realizaram a contagem de 118 ovos de tartarugas, além da demarcação de áreas seguras para os ninhos, garantindo assim um transporte seguro para o trabalho dos pesquisadores.
“Temos que estar prontos para todo tipo de emergência, e salvar o meio ambiente com certeza é uma tarefa não só dos nossos homens, mas de toda a população. Seja você biólogo, bombeiro, banhista ou turista, não importa, essa é uma atitude que deve partir de toda a sociedade”, destacou o comandante do 3ºGBM de Parnaíba, tenente-coronel Cristhian.
Principais ações nas demais praias do litoral
Além da operação na Praia Pedra do Sal, o CBMEPI esteve presente em outras praias do litoral piauiense, realizando diversas ações preventivas e de resgate.
Na Praia de Atalaia, os bombeiros militares intensificaram o monitoramento das condições do mar e realizaram atendimentos a emergências, garantindo a segurança dos banhistas. Já na Lagoa do Portinho, a equipe demarcou áreas seguras para banho e distribuiu orientações educativas sobre os riscos aquáticos.
As operações de prevenção e resgate da equipe do 3ºGBM tiveram início às 7h30 da manhã e se estenderam até as 16h50 deste domingo (09/03), quando as equipes retornaram ao quartel em Parnaíba.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD