
Trabalhadores piauienses são resgatados de condições análogas à escravidão em SP

Sessenta e cinco trabalhadores oriundos do Piauí, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso foram resgatados em Sorocaba, São Paulo, após serem abandonados sem alimentação, sem condições adequadas para dormir e sem acesso à higiene básica. Eles foram aliciados por empreiteiros para atuar em obras da construção civil e estavam sendo explorados em condições análogas à escravidão.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou a situação durante duas operações realizadas entre os dias 21 e 28 de fevereiro. As vítimas, ao perceberem o abandono e a falta de condições mínimas, procuraram a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sorocaba para pedir assistência e garantir seus direitos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Diante da denúncia, o auditor-fiscal do Trabalho e chefe do SEINT de Sorocaba e Região, Ubiratan Vieira, entrou em contato com as empresas responsáveis. Uma reunião foi realizada com representantes do Sindicato da Construção Civil e do Conselho Sindical, na qual foram estabelecidas as formas de quitação das verbas trabalhistas.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O presidente do Conselho Regional Sindical, Joel Miguel da Silva, e o dirigente Pestana, do Sindicato da Construção Civil, participaram do encontro, juntamente com representantes do MTE. Durante a reunião, foi garantido que os trabalhadores teriam alojamentos adequados enquanto aguardam a emissão das passagens para retornarem aos seus estados de origem.
O superintendente do MTE de São Paulo, Marcus Alves Mello, destacou a necessidade de mais rigor na contratação de atravessadores por parte das empresas. “As empresas precisam ter mais cautela na contratação de intermediários”, alertou.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD