Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcelo Barradas

Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.

Franzé Silva defende candidatura petista ao Senado e destaca força eleitoral da sigla no Piauí

Por Redação
Foto: Divulgação/Alepi
Foto: Divulgação/Alepi |

O Deputado Estadual Franzé Silva, afirmou nesta terça-feira (25) que o PT possui força suficiente para lançar e eleger um candidato ao Senado nas eleições de 2026. O parlamentar se referiu à reunião que aconteceu na última segunda-feira (24), como um "debate antecipado", ressaltando a importância da articulação permanente que já está sendo realizada dentro do partido.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Franzé, ao lado de outros deputados federais e pré-candidatos, como o ex-governador Wilson Martins e o Presidente da Agespisa, Zé Santana, fez uma avaliação estratégica baseada nos resultados da eleição anterior.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

"Nós tivemos, dos deputados estaduais eleitos, 457.000 votos fora os suplentes. Dos nossos federais eleitos 459.000 votos, ou seja, nós temos mais de 900.000 votos se idealizarmos em votos o senador a partir da bancada estadual e da bancada federal. Verificamos que no pleito, aonde nós tivemos dois candidatos a senadores, o mais votado teve 890.000. Então nós temos hoje sim capacidade e votos considerando a última eleição pra apresentar um nome não só competitivo, mas um nome capaz de vencer eleição e fazer a bancada no Senado que tanto o presidente Lula tem clamado em ter na cadeira de um petista Piauiense", disse.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Questionado acerca da resistência interna no PT sobre o nome do deputado Júlio César, uma das opções citadas para a candidatura ao Senado, Franzé Silva minimizou essas divergências, ressaltando que a prioridade do partido é fortalecer a sigla e garantir que o PT tenha a viabilidade de apresentar um nome forte para o Senado. "Não existe resistência ao nome do deputado Júlio César, nem ao nome do senador Marcelo Castro. O que estamos discutindo é fortalecer o PT e ter a capacidade de eleger um senador que ajude o presidente Lula", defendeu.

Sobre os rumores de que alguns petistas poderiam apoiar nomes como o de Ciro Nogueira, Silva reforçou que o foco do PT é garantir um nome viável para o Senado. Ele reafirmou que a discussão está sendo ampliada para as bancadas estadual e municipal e que o debate seguirá dentro das instâncias partidárias. "Nosso objetivo é eleger um senador do PT, e estamos convencidos de que é totalmente viável", completou.

O deputado também destacou que a eleição para o Senado será apenas em 2026, após o carnaval, e que ainda há muito tempo para a consolidação das candidaturas. "A tranquilidade é que até lá vamos viabilizar a candidatura do deputado Flávio Nogueira como nosso candidato ao Senado", concluiu Franzé Silva, sinalizando o nome que pode ser o escolhido pela legenda.

Comente