
Rafael Fonteles destaca potencial do Nordeste na transição energética e hidrogênio verde

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, enfatizou em entrevista à CNN nesta terça-feira (18), a importância do Nordeste no contexto da transição energética, destacando o papel da região na produção de energia renovável e o potencial de desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde. “O Nordeste tem uma grande oportunidade para si, para o Brasil e para o mundo, que é a transição energética. Somos a maior região geradora de energia renovável, tanto eólica quanto solar, e temos tudo para nos tornarmos um polo de desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde”, explicou Fonteles. “Isso pode levar a uma neo-industrialização do Nordeste, criando empregos de qualidade e alinhada com a pauta ambiental.”
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O governador também ressaltou o comprometimento das empresas com essa agenda, afirmando que, mesmo que alguns países não a considerem uma prioridade, o Nordeste está inserido em um movimento irreversível. “As empresas estão levando isso a sério. Mesmo que alguns países não coloquem essa pauta como prioridade, o Nordeste está inserido nesse movimento irreversível”, afirmou.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Fonteles exemplificou o potencial energético do Piauí, afirmando que o estado produz sete vezes mais energia limpa do que consome. “Hoje, o Piauí produz 7 gigawatts de energia 100% limpa, mas consome apenas 1 gigawatt. Ou seja, exportamos sete vezes a nossa necessidade para outras regiões do país”, explicou. “Queremos que essa energia seja usada aqui, para industrializar o estado e gerar empregos.”
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A transição energética e a industrialização do Nordeste são, segundo o governador, uma das principais pautas do Consórcio Nordeste, que mantém um diálogo constante com o Ministério de Minas e Energia e outros órgãos do setor elétrico. “Nosso objetivo é garantir que não haja gargalos na geração e no consumo dessa energia renovável, porque quem tem energia limpa e barata tem tudo para industrializar sua região e impulsionar seu crescimento”, concluiu Fonteles.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD