
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
'A reciprocidade é fundamental', diz Toninho de Caridade sobre fusão entre MDB e PSD

Em entrevista ao Portal R10, o ex-prefeito de Caridade do Piauí e ex-presidente da APPM, Toninho de Caridade, abordou o futuro da fusão entre os partidos MDB e PSD no estado, destacando que, para que as tratativas avancem de forma positiva, é imprescindível a reciprocidade entre as duas legendas. O político, que figura como um dos nomes fortes para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa nas próximas eleições, reafirmou a importância do apoio mútuo entre as siglas. As declarações foram dadas nesta quarta-feira (12), durante o Encontro de Novos prefeitas e Prefetios em Brasília.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“Para que a fusão aconteça de forma exitosa, é necessário que o MDB apoie o projeto político do PSD, e o PSD, por sua vez, faça o mesmo com o MDB. Já houve uma aproximação entre os partidos na última eleição, mas as discussões internas continuam. No entanto, tenho confiança de que com muita conversa e entendimento entre os líderes, esse processo de fusão será possível”, afirmou Toninho, destacando que esse tipo de união é natural dentro da política, pois já aconteceu no passado.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O ex-presidente da APPM também ressaltou que o momento de discutir a continuidade da fusão é crucial para a preparação dos partidos para o pleito de 2026. “Este é o momento para planejar o futuro e fortalecer os partidos para as próximas eleições”, concluiu.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Em resposta a especulações sobre o fim da fusão, o presidente estadual do PSD, Júlio César, havia dito ao Portal R10 que ainda há muita negociação interna sobre o assunto. “Em política, nada é impossível. Estamos dialogando com os partidos da base e avaliando o interesse de cada um, assim como o interesse do governador. No momento certo, vamos decidir. Por enquanto, é apenas especulação”, afirmou Júlio César.
Fontes próximas ao PSD indicam que, apesar do discurso de diálogo, o partido já estaria estruturando uma chapa própria para a eleição de deputados federais em 2026, o que levanta dúvidas sobre a continuidade da fusão com o MDB, firmada em 2022.
Ver esta publicação no Instagram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos