
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Deputado Francisco Costa não descarta ser vice de Rafael Fonteles em 2026

Em entrevista nesta segunda-feira (10), o deputado federal Francisco Costa (PT), falou sobre sua candidatura à reeleição e a possibilidade de integrar a chapa majoritária nas eleições de 2026, ao lado do governador Rafael Fonteles (PT). Embora tenha reafirmado sua intenção inicial de concorrer novamente à Câmara dos Deputados, o parlamentar não descartou a ideia de ser vice-governador, caso seu nome seja cogitado pelo partido e pelos aliados.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
"Olha, eu sou candidato naturalmente à reeleição de deputado federal, essa é a minha opção inicial. O meu partido é quem vai decidir realmente o rumo. Caso tenha a possibilidade de fazer outra indicação na chapa majoritária, se meu nome entra em discussão e for em comum acordo com o partido e outros partidos da base aliada, naturalmente não me esquivarei de qualquer desafio que o partido possa me colocar. Mas a princípio, o meu trabalho tem sido para ir à minha reeleição de deputado federal", afirmou Costa.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A declaração do deputado surge em um momento em que especulações sobre a composição das chapas majoritárias para as próximas eleições começam a ganhar força. Francisco Costa tem se destacado no cenário político e, caso seu nome seja considerado, estaria disposto a contribuir com o desenvolvimento do estado em outra função.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O deputado também se posicionou sobre o trabalho do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), onde expressou confiança na gestão de Motta, destacando que ele tem demonstrado disposição para organizar o Legislativo de forma mais eficiente.
"Não quero me decepcionar com o presidente que votamos. Em todo momento em que estivemos juntos, ele não mostrou isso, acredito que cada palavra tem sinalizado todo o contexto que, na realidade, ele está inserido. Vejo, na parte dele, a disposição de fazer um legislativo mais organizado", destacou Costa.
O deputado mencionou ainda uma das medidas adotadas por Hugo Motta, que está em vigor nesta semana: a exigência da presença física dos parlamentares no plenário da Câmara das 16h às 20h às quartas-feiras. Segundo o parlamentar, essa proposta visa garantir a presença dos parlamentares nos momentos mais importantes, em que são discutidas e votadas as matérias de maior relevância.
"Esse cuidado eu acho importante, como também essas outras discussões que fazem parte do dia-a-dia. Acho que o governo tem que se organizar, mas por parte do presidente da Câmara, a gente espera que ele não dificulte pautar os projetos importantes para o Brasil, as matérias que naturalmente são estratégicas para o governo", acrescentou Costa.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos