Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Timon - MA
Saiba tudo o que acontece na região.

Aneel anuncia bandeira verde em fevereiro. Conta de luz não terá alta

Por Redação
|

Com a decisão da Aneel, as contas de energia elétrica dos brasileiros continuarão sem taxas extras pelo terceiro mês consecutivo

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (31/1), que a bandeira tarifária para fevereiro será verde. Ou seja, não haverá valor extra cobrado nas contas de energia elétrica no próximo mês. “O volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a bandeira verde para o mês de fevereiro”, diz nota divulgada pela agência no fim da tarde desta sexta.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

 

Sistema de bandeiras tarifárias

Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que indica aos consumidores, mês a mês, a situação da geração de energia no Brasil.

Para definir a bandeira tarifária vigente, a Aneel considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Anteriormente, as variações (para mais ou para menos) eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte.

Em janeiro, a bandeira vigente também é verde — o grau mais baixo na estrutura tarifária (veja abaixo). Com essa decisão, a Aneel amplia para três meses (dezembro, janeiro e fevereiro) o ciclo sem aumentos nas contas de luz residencial.

Sistema de cores das bandeiras tarifárias. O mecanismo foi desenvolvido pela Aneel

 

“A Aneel reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico”, conclui o comunicado da Agência.

 

PUBLICIDADE:


Comente