
Estudante denuncia que foi vítima de racismo no Restaurante Universitário da UFPI

A graduanda em História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Vitória Leite, fez uma denúncia nas redes sociais relatando ter sido vítima de racismo dentro do Restaurante Universitário (RU) do campus de Teresina, na última terça-feira (28).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Em seu relato, Ana Vitória contou que estava almoçando quando um homem, branco, se aproximou e fez questionamentos constrangedores sobre sua identidade. "Estava almoçando e aí quando me deparo com uma pessoa, um homem, branco inclusive, perguntando de qual tribo eu faço parte e se uso piercing no rosto por uma questão de identitarismo. E depois ele veio falar que a pessoa precisa ter postura, precisa ter aparência... uma série de comentários que sei que são comentários racistas", disse.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A estudante expressou indignação com as atitudes do homem, reconhecendo-as como um reflexo de racismo estrutural, além de reforçar que esse tipo de comportamento não deve ser tolerado em espaços acadêmicos.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A UFPI se manifestou emitindo uma nota de repúdio ao ato de discriminação. "A Universidade Federal do Piauí (UFPI) repudia veementemente todo e qualquer ato de racismo e discriminação. Estamos comprometidos em criar um ambiente acadêmico seguro e inclusivo para todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica", declarou a instituição.
A nota também afirma que a universidade tomará todas as medidas necessárias para investigar o ocorrido e garantir apoio à vítima. A UFPI reiterou seu compromisso com a promoção de um ambiente acadêmico inclusivo e com a continuidade das ações de sensibilização e prevenção ao racismo e discriminação. "Estamos aqui para ouvir, apoiar e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas", concluiu a universidade.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD