Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Timon - MA
Saiba tudo o que acontece na região.

Ouro negro: fruta ajuda a regular açúcar no sangue, pressão arterial e combate Alzheimer e Parkinson

Por Redação
| Metrópoles

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Pouco conhecida no Brasil, a arônia-negra é uma fruta rica em antioxidantes e vitaminas que se destaca por seus benefícios à saúde, como o controle do açúcar no sangue e da pressão arterial.A fruta, nativa da América do Norte, é conhecida como ouro negro e é especialmente eficaz no combate aos radicais livres, ajudando a reduzir inflamações e promovendo a saúde cardiovascular e imunológica.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

 

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“A arônia-negra contém compostos bioativos, como antocianinas, polifenóis e fibras, que podem ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre porque a ação dos antioxidantes auxilia na redução do estresse oxidativo, que está relacionado à resistência à insulina”, explica a nutricionista Camila Pedrosa, que atua em Brasília.

 

A especialista acrescenta ainda que, em alguns estudos, a arônia demonstrou bons resultados ao estimular as células beta pancreáticas, ajudando na produção de insulina e facilitando a captação de glicose pelas células, o que contribui para a redução da glicemia.

 

Além de controlar a glicose, a arônia-negra também tem se mostrado eficaz na regulação da pressão arterial. “Os antioxidantes presentes na fruta, como as antocianinas e flavonoides, favorecem a dilatação das artérias e reduzem sua rigidez, ajudando no controle da pressão arterial”, destaca a nutricionista Fernanda Larralde, da Bio Mundo.

A fruta também contribui para o equilíbrio dos níveis de óxido nítrico no corpo, promovendo a saúde dos vasos sanguíneos.

 

Outra vantagem importante da arônia-negra é seu potencial benefício neuroprotetor. A nutricionista Rejane Souza, do grupo Mantevida, comenta que os antioxidantes presentes na fruta podem ajudar a proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

 

Além disso, os compostos da fruta têm efeitos positivos na digestão, retardando a absorção de glicose no intestino e evitando picos glicêmicos.

 

Quantidade recomendada e melhor forma de consumo

A recomendação diária é de 20 a 30 gramas da arônia-negra consumida in natura. Se optar pelo pó, 1 a 2 colheres de chá são suficientes. Para sucos ou extratos, a dosagem sugerida é entre 30 a 60 ml por dia.

 

Para quem busca praticidade, o suco ou pó liofilizado são boas opções. “As cápsulas ou suplementos são mais convenientes, mas nutricionalmente inferiores”, afirma Rejane.

 

Veja quatro benefícios da fruta arônia-negra para a saúde:

1. Ação antioxidante: rica em polifenóis, especialmente antocianinas, que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e doenças crônicas;

2. Melhora da saúde cardiovascular: os compostos presentes na arônia ajudam a proteger os vasos sanguíneos, reduzindo o risco de aterosclerose;

3. Fortalecimento do sistema imunológico: contém vitaminas e minerais, como a vitamina C, que reforçam as defesas naturais do organismo;

4. Propriedades anti-inflamatórias: os antioxidantes ajudam a reduzir processos inflamatórios no corpo, protegendo contra condições como artrite e outras doenças inflamatórias.

 

PUBLICIDADE:


Fonte: Metrópoles

Comente