
Saiba como emitir gratuitamente a nova carteira de identidade no Piauí

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), realiza a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em mais de 120 postos de atendimento espalhados pelo Piauí. Com a primeira via totalmente gratuita, o estado se destaca como líder nacional na emissão do novo documento, que além de garantir mais segurança, facilita o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e privados.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A Nova CIN utiliza o CPF como identificador único, o que elimina inconsistências em bases de dados e proporciona mais agilidade em diversos serviços, como abertura de contas bancárias, acesso a benefícios sociais e viagens. O documento conta com um design moderno e tecnologias avançadas de segurança, que dificultam fraudes e garantem a autenticidade das informações. Além da versão física, os piauienses podem acessar a versão digital da CIN por meio do aplicativo gov.br, ampliando ainda mais a praticidade no dia a dia.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Quem tem direito à gratuidade e como emitir a Nova CIN
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A primeira via da Nova CIN é totalmente gratuita para todos os cidadãos que ainda não possuem o documento, assim como para quem precisa substituir o antigo RG pelo novo modelo. Este benefício visa garantir a inclusão social, facilitar o acesso aos serviços e promover a modernização do atendimento público no estado.
Para solicitar a primeira via gratuita da Nova identidade, o cidadão deve comparecer a uma das unidades de atendimento do Instituto de Identificação portando os documentos: Certidão de nascimento ou casamento, atualizada e com selo de verificação, CPF e o Comprovante de residência.
pode conter documentos opcionais como: NIT/PIS/PASEP, CNH, Título eleitor, Tipo Sanguíneo, Carteira Profissional, Certificado de Reservista (se homem), Cartão do SUS. Para pessoa com deficiência pode conter o Laudo Médico,
Com 120 postos em mais de 110 municípios, o Piauí se consolida como um exemplo de eficiência na emissão de documentos, atendendo até as localidades mais distantes da capital.
A Nova CIN representa um avanço significativo na identificação e cidadania digital dos piauienses. Além de ser um documento com validade nacional, ela oferece diversos benefícios:
Identificador único: O CPF como principal identificador facilita a integração e o cruzamento de dados em diversos serviços, tornando o processo mais rápido e sem erros.
Versão digital e física: Além da versão física, a Nova CIN está disponível na versão digital, acessível através do aplicativo gov.br, permitindo que o cidadão tenha seu documento sempre à mão, no celular.
Aceitação no Mercosul: A CIN é válida nos países do Mercosul, permitindo maior facilidade para viagens internacionais, embora não substitua o passaporte.
Atualmente, o Piauí é o estado que mais emite a Nova Carteira de Identidade no país, com 28% da população já documentada. O estado já ultrapassou a marca de 950 mil cidadãos com a nova identidade, e a meta é que, até 2026, todos os piauienses tenham em mãos a nova carteira de identidade.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD