
Período chuvoso: Teresina tem 56 áreas de risco, aponta estudo do CPRM

A Defesa Civil Municipal de Teresina divulgou, nesta sexta-feira (24), o Plano de Ação para o período chuvoso de 2025, destacando ações preventivas, monitoramento contínuo e respostas rápidas a emergências.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O plano tem como objetivo estabelecer comandos integrados e padronizados, focados na prevenção, resposta e mitigação dos impactos causados pelas chuvas. “Nosso objetivo é prevenir desastres e garantir uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência. Este plano foi elaborado com base em estudos técnicos e experiências de anos anteriores, para que possamos atuar de forma ainda mais assertiva neste período crítico”, destacou o secretário da Defesa Civil, coronel Nunes.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Durante a reunião, foi definido o fluxo de atendimento para situações de emergência. “A população deve acionar inicialmente a Defesa Civil, em seguida a demanda será repassada para a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da região e a Semcaspi conclui o atendimento às famílias, conforme as necessidades identificadas”, esclarece o secretário.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A reunião contou com a presença de representantes de órgãos como: SDUs, Corpo de Bombeiros, Semcaspi, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).
Áreas de Risco
Um estudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) compromete 56 áreas de risco em Teresina, das quais 27 são habitadas. As famílias que vivem nessas áreas podem acionar a Defesa Civil pelo número (86) 99514-2250 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O atendimento funciona 24 horas por dia.
Principais Medidas do Plano
Monitoramento das Áreas de Risco: atenção especial aos bairros próximos aos rios Poti e Parnaíba, mais suscetíveis a alagamentos e inundações.
Planejamento Urbano: incentivo à realização de obras de drenagem em áreas historicamente afetadas por alagamentos.
Campanhas Educativas: parcerias da SEMDEF com escolas e a mídia local para conscientizar a população sobre os riscos de chuvas intensas e procedimentos de segurança.
Atendimento à População: reforço na rede de saúde e segurança, incluindo postos de saúde preparados para atender vítimas de desastres naturais.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD