
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Gov.Pi Cidadão, Programa PI Saúde Digital e de Recuperação de Celulares são destaques em São Paulo

A “Oficina de Debates sobre Transformação Digital", realizada pelo Conselho de Transformação Digital do Piauí e o GEID- Poli, da Universidade de São Paulo (USP), propôs importantes discussões sobre os impactos da inovação na gestão pública. O evento aconteceu em São Paulo e contou com a presença de pesquisadores, especialistas e gestores da equipe do estado do Piauí, incluindo o governador, Rafael Fonteles.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
No painel inicial, as discussões partiram de duas premissas. A primeira é que as leis não evoluem na mesma velocidade do desenvolvimento de novas tecnologias. A segunda reforçou que a tecnologia deve caminhar em uma direção a favor do ser humano e não das máquinas. Nas duas afirmações, o papel da governança é de suma importância.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“A inovação no setor público é imprescindível. Observamos um grande descompasso entre as crescentes demandas sociais, os desafios que não param de crescer e a administração pública buscando alternativas para aumentar sua capacidade de resposta”, afirma Patrícia Loyola, diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A segurança também foi um tema presente. O Piauí se destaca, entre outros pontos, por ser a primeira unidade da federação a ter carteira neonatal e pela adoção massiva da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que integra os dados pessoais, de forma segura, facilitando o acesso por diferentes áreas do governo. Fonteles afirmou a meta é que pelo menos 80% da população piauiense tenha o documento até 2026.
O Projeto de Recuperação de Celulares também apareceu ao longo dos painéis. Segundo Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí, o processo implantado é muito eficiente e ganhou, rapidamente, a confiança da população, que tem se engajado cada vez mais com esse programa. “O nosso objetivo é que outros departamentos, como roubo de veículos e homicídios, por exemplo, passem a usar a ferramenta” afirma Lucas. As boas práticas, desenvolvidas pelo Piauí, já foram compartilhadas com mais de 10 estados brasileiros.
No que tange à saúde, o Programa Piauí Saúde Digital é referência nacional por conta dos seus benefícios à população como a telemedicina e a utilização de dados em prol de políticas públicas. Além disso, a federalização da Rede Nacional em Dados (RNDS), parceira do governo piauiense com o Ministério da Saúde também foi bastante comentada.
“Estamos muito satisfeitos com a oficina. As trocas de experiências foram extremamente ricas”, comenta Rafael Fonteles. “Temos ainda mais certeza de que transformação digital é um caminho sem volta que, invariavelmente, passa pela implementação de ferramentas tecnológicas no setor público. Isso vai melhorar a prestação de serviços aos cidadãos, dando mais celeridade aos processos e diminuindo os gargalos impostos pela burocracia”, conclui o governador.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos