
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Camila Barbosa faz história como 1ª mulher eleita prefeita de Lagoa do Piauí e destaca prioridades

Dando continuidade à série de entrevistas com prefeitos eleitos e reeleitos no Piauí, o Portal R10 recebeu Camila Barbosa (PT), prefeita eleita de Lagoa do Piauí. A entrevista foi conduzida pela diretora de conteúdo, Elayne Amorim, diretamente dos estúdios do portal.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Nas eleições de 2024, Camila obteve 59,49% dos votos, totalizando 2.799, tornando-se a primeira mulher a assumir a prefeitura de Lagoa do Piauí. Durante a entrevista, ela compartilhou os desafios enfrentados até a vitória e suas expectativas para liderar o município em seu primeiro mandato.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
"Em 2020, quando perdemos a eleição, nós trabalhamos durante esses quatro anos para dialogar com a população de Lagoa do Piauí e entender o que as pessoas realmente esperavam de um gestor. Essa conexão foi fundamental para o resultado expressivo nas urnas, somada ao apoio de grandes líderes e ex-vereadores. Temos a missão de fazer uma gestão voltada para as necessidades da população, com foco especial em educação, saúde e infraestrutura, como a recuperação das estradas vicinais. Vamos governar de forma tranquila, com sensibilidade para as pautas sociais, mas com firmeza para enfrentar os problemas que precisam ser resolvidos", destacou.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Camila Barbosa, graduada em enfermagem, tem 37 anos, é casada e tem como vice-prefeito o Dr. Thales Xavier (MDB). Ambos compõem a coligação "Agora é a Vez do Povo", formada pelos partidos PT, PCdoB, PV e MDB. Camila foi candidata a vereadora em 2016 e, em 2020, disputou a prefeitura contra o então prefeito, mas foi derrotada por mais de 400 votos de diferença. Em 2024, ela reverteu o cenário, derrotando seu adversário, o ex-prefeito Antonio Neto, com uma maioria ainda maior.
Para a gestão que começa em janeiro de 2025, Camila Barbosa destacou a saúde e a educação como suas principais prioridades. "Temos dois compromissos fundamentais: reconstruir os processos assistenciais de saúde, já que hoje a população de Lagoa do Piauí está desassistida, sem programas de prevenção e promoção da saúde; e, na educação, firmamos um pacto com professores, pais, mães e estudantes para revitalizar nossas escolas, reorganizar o transporte e a merenda escolar, além de melhorar o ensino. Um ponto crucial será a inclusão de crianças com neurodiversidades, como autismo e TDAH, que atualmente são ignoradas pela gestão. Vamos trabalhar para que essas pautas sejam tratadas com a seriedade que merecem", afirmou a prefeita eleita.
Ver essa foto no Instagram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos