
Timon é a 1ª cidade do MA a instalar banheiros SaniSolares e diminuir condições de higiene precária

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Em 2023, a Prefeitura de Timon firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a instalação de 117 banheiros SaniSolares na zona Rural de Timon. A tecnologia alternativa é uma solução sanitária e sustentável que permitiu implantar banheiros secos nas residências de famílias que vivem em regiões de escassez hídrica e precárias de higiene.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Timon foi a primeira cidade do Maranhão a instalar os banheiros SaniSolares, os equipamentos são frutos de emenda parlamentar do senador Weverton Rocha (PDT). Fabricados para funcionar em regiões muito quentes e afastadas da área urbana, esses sanitários são uma alternativa ecológica, pois de acordo com a Codevasf “não requerem água, aditivos químicos ou minerais, nem ligação à rede elétrica ou hidráulica para funcionar”.
A iniciativa levou a instalação de 117 banheiros nas casas de diversas famílias de baixa renda da zona Rural de Timon, em povoados como Mata Grande, Alto Bonito, Brejo do Pascoal, Planalto Cajueiro, Olho d’Água, São Roque, Novo Santo Antônio, Poção do João Constâncio, Mundo Novo dos Brancos e Lagoa.
Os sanitários sustentáveis tem o objetivo de dar privacidade aos moradores, melhorar a segurança e a higiene das famílias, impedindo a contaminação por bactérias fecais e acidentes – em especial de pessoas idosas, consequências muito comuns àqueles que faziam suas necessidades fisiológicas ao ar livre ou em estruturas improvisadas.
“Foi um desafio implantar esses banheiros, pois até então, não existiam outros exemplares aqui no Maranhão, e as famílias beneficiadas foram selecionadas por critérios como baixa renda e localização com escassez de recursos hídricos”, lembra o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigues Neto.
As regiões áridas ou semiáridas garantem o pleno funcionamento dos módulos. De acordo com os desenvolvedores, o tratamento dos dejetos ocorre por meio de energia solar, com descarga seca tornam-se fertilizantes sem necessidade de água e sem causar danos ao meio ambiente.
Além disso, as unidades são fáceis de instalar, de usar e não tem necessidade de gastos em manutenção por parte dos beneficiários. As cabines possuem uma estrutura resistente, não tóxica e sem odor, com cobertura e iluminação fotovoltaica.
PUBLICIDADE:
— [email protected] (@juvlucas37654) May 29, 2024
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
18ª DRPC/Timon cumpre mandado e prende indivíduo condenado, no Residencial Cocais
-
Câmara de Timon aprova projetos e indicações que fortalecem melhorias para a cidade
-
Vídeo: Cliente expulso volta e mata segurança com 16 tiros e fere PM, na saída da balada
-
Prefeitura de Lima Campos lança concurso público com 351 vagas; veja como se inscrever
-
Câmara aprova aumento do auxílio-alimentação da Guarda Civil Municipal de Timon