
Formação em conciliação e mediação acontecerá em Timon

A capacitação tem duração de 100 horas-aula presenciais, sendo 40 de fundamentação teórica e 60 correspondentes ao estágio supervisionado
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O Fórum da Comarca de Timon, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) promove, no período de 21 a 25 de outubro, a fase teórica do curso de Formação em Conciliação e Mediação Judicial. A iniciativa contribui para reforçar a política judiciária do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec-TJMA), que tem como objetivo evitar sentenças judiciais, diminuir a demanda de processos e pacificar a sociedade.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A turma será coordenada pelo juiz Rogério Monteles da Costa e o conciliador judicial do Nupemec, Manoel Ramos. Participam 16 alunos e alunas, sendo quatro profissionais do TJMA lotados em Timon e inscritos pelo sistema acadêmico Tutor, e outros 12 acadêmicos de instituições parceiras, selecionados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), após análise de currículo e entrevistas, conforme EditalCJSCC-Timon 12024.
A formação tem duração de 100 horas-aula presenciais, sendo 40 de fundamentação teórica e 60 correspondentes ao estágio supervisionado nos Cejusc´s. Para aprovação, os participantes devem atentar quanto à presença integral e realização das atividades. As aulas práticas acontecem na sequência, sob a coordenação e acompanhamento do Núcleo, apenas com aprovadas e aprovados na fase teórica.
Durante as aulas, os participantes são orientados a tratar o conflito dentro de uma nova perspectiva, em que se utilizam técnicas relacionadas a uma comunicação mais empática e de acolhimento. No momento da conciliação e da mediação, as partes são estimuladas a construírem entendimentos próprios (autocomposição). Como é um processo em que a decisão está relacionada às partes, essas estimulam a autonomia para resolver o conflito.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
No estágio supervisionado, serão abordadas situações práticas sobre a teoria introdutória, com ênfase na aplicação das técnicas, ferramentas e habilidades adquiridas. Os alunos e alunas trabalharão de forma voluntária, em casos reais, extraídos preferencialmente do Cejusc ou das unidades jurisdicionais do Tribunal de Justiça do Maranhão e participarão em diferentes papéis dentro de uma mediação (mediadores, mediadores e observadores), com o objetivo de apontar diferentes visões ao treinamento específico do papel de mediador.
INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição deverá ser entregue até 04/10/2024, junto do currículo do candidato com foto, RG e Cpf no e-mail: [email protected] , ou entregue pessoalmente no 1 Cejusc de Timon, localizado na R. Elizete de Oliveira Farias, 209 - Parque Piaui, Timon - MA, 65631-230.
Confira aqui o PDF para seleção
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: [email protected]
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800/2801
PUBLICIDADE:
— [email protected] (@juvlucas37654) May 29, 2024
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
18ª DRPC/Timon cumpre mandado e prende indivíduo condenado, no Residencial Cocais
-
Câmara de Timon aprova projetos e indicações que fortalecem melhorias para a cidade
-
Vídeo: Cliente expulso volta e mata segurança com 16 tiros e fere PM, na saída da balada
-
Prefeitura de Lima Campos lança concurso público com 351 vagas; veja como se inscrever
-
Câmara aprova aumento do auxílio-alimentação da Guarda Civil Municipal de Timon