Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcelo Barradas

Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.

Câmara aprova projeto que permite município pedir ao IBGE recontagem da população local

Por Redação
|

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que permite aos municípios solicitar ao IBGE a recontagem da população, caso discordem dos dados divulgados. O novo censo será financiado pela própria prefeitura, e seus resultados influenciarão diretamente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é calculado com base na população.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O projeto, relatado pelo deputado Gilson Daniel (Pode-ES), visa oferecer aos municípios uma oportunidade de contestar reduções populacionais. Para apoiar o trabalho do IBGE, o projeto também permite a criação de comitês municipais que acompanharão o censo e poderão solicitar novas visitas a imóveis em caso de divergências nos dados.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Esses comitês poderão usar dados de empresas privadas e órgãos públicos, desde que sigam a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). As concessionárias de serviços públicos, como energia elétrica e água, também serão obrigadas a contribuir com o IBGE.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Caso o censo aponte uma redução populacional, o município deverá elaborar um plano de ajustamento fiscal de dez anos para reduzir despesas. Prefeitos que optarem por não seguir essas medidas deverão justificar a decisão à Câmara de Vereadores.

O projeto ainda precisa ser aprovado pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário e, posteriormente, ao Senado para se tornar lei.

Comente