Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Valmir Falcão
Advogado Tributarista. Economista CORECON.

COMO TER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Por Redação
|

Em tempos de endividamento das famílias, com crescimento a cada ano, a importância de envolver a família faz-se necessário, uma vez que,  planejamento financeiro familiar ajuda a estabelecer metas e organizar-se previamente, tendo em vista os problemas e as soluções que deverão ser estudadas, como ter noção dos gastos e de como deverá ser repartido de acordo com o salário líquido dos membros do núcleo familiar.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A fim de conseguir um melhor envolvimento de toda a família no planejamento financeiro, preparamos aqui algumas dicas que você pode seguir para conseguir melhores resultados:

Participe do nosso grupo: WhatsApp

· Tenha todos os seus custos registrados. Assim, você vai ter o controle exato do quanto tem e do quanto gasta, visualizando onde pode economizar, com a elaboração da planilha de gastos.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

·Pague as contas em dia. Evite pagar juros, uma vez que,  no Brasil os juros são extorsivos, o que resulta no endividamento familiar.

·Controle o uso do cartão de crédito. Pague, se puder, o debito na sua integralidade, evitando o rotativo do cartão. O mesmo vale para cartões de lojas.

· Faca compras com dinheiro vivo -  e tente gastar menos do que tem em mãos, evitando o parcelamento com prestações a longo prazo.

·Use cupons de descontos. Eles estão nos folhetos dos supermercados, na internet e até em sites de compras, garantindo que você gaste menos. Aprenda a dizer não -  para os amigos que chamam para sair quando você não tem dinheiro. No supermercado, faça uma lista de compras e, procure não comprar nada além do que foi pré-estipulado. Pesquise os preços antes de comprar. Estude comprar itens no atacado. Dependendo do que for, vale muito a pena.

·Repense a assinatura de jornais, revistas e TV a cabo. Eles são mesmo serviços necessários no momento?.

·Não faça compras de valores altos sem um devido planejamento. Segure o impulso e espere a hora certa de investir o seu dinheiro. Quando receber um dinheiro extra, guarde-o.

·Cuide da sua saúde. Estar com o check-up em dia pode ser mais barato do que gastar com medicamentos. Comore medicamentos genéricos. Em determinadas situações, tem o mesmo efeito e um custo expressivamente mais baixo. Troque a academia por atividades ao ar livre

·Busque melhores opções de tarifa para o seu gerente de banco. Cancele todas as contas-corrente que não usa mais. Por mais confiável que a pessoa seja, jamais empreste o cartão de credito – assim você evita surpresas futuras. Use um aplicativo de despesas no celular. Assim você terá controle de seu dinheiro 24h. Fale com seu gerente e proteja seu dinheiro da inflação antes de investi-lo

·Cuide das suas coisas. O zelo com o que você tem aumenta o tempo de durabilidade de um produto, evitando compras precoces. Venda o que não quiser mais. Doe, também. Mas aproveite os melhores itens para levantar dinheiro. Tenha em mente que economizar não é sofrer. Tenha consciência de que cortar alguns custos é saudável para o seu bolso, e não um ato de sacrifício. Compre qualidade. De nada adianta um sapato e ou outro objeto barato,  que seja descartável.  Abra mão das marcas “da moda”. Existem itens de qualidade pela metade do preço

·Converse com a sua família sobre a importância de economizar dinheiro, sobre o planejamento a longo prazo, sobre hábitos de consumo, afinal, é preciso foco nos objetivos, sabendo de forma antecipada, quais a metas a serem atingidas, uma vez que,  o  planejamento financeiro possibilita, entre outras coisas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar as providencias para nivelar o seu orçamento, em caso de falta, e fazer os investimentos,  no caso de sobre de recursos.

Valmir Martins Falcão Sobrinho

Economista e Advogado 

Comente