
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Fides Angélica é a primeira mulher a assumir presidência da Academia Piauiense de Letras

Em uma noite de celebração e marco histórico, a Academia Piauiense de Letras (APL) realizou a posse de sua nova diretoria, destacando-se pelo ineditismo da primeira mulher a assumir a presidência da instituição.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A Sessão Solene de Posse da nova diretoria ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Piauí (OAB-PI), dividindo-se em dois momentos significativos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
No primeiro momento, o presidente que se despedia, Zózimo Tavares, apresentou um balanço das realizações da gestão que encerrava seu mandato. A APL concedeu o Diploma do Mérito Cultural Lucídio Freitas, sua comenda mais prestigiosa, ao secretário de Governo, Marcelo Noleto, e ao presidente do Conselho Estadual de Educação, Carlos Alberto Pereira.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Na segunda parte do evento, Zózimo Tavares empossou a nova presidente, Fides Angélica Ommati, que, por sua vez, empossou os demais dirigentes e apresentou seu plano de trabalho para o próximo biênio.
A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles, que destacou a relevância de uma mulher na liderança da APL e reafirmou o apoio de seu governo à cultura e à Academia, fortalecendo as parcerias existentes. O professor e jurista César Barros Leal, membro da Academia Cearense de Letras, também esteve presente.
Os reitores das universidades Federal e Estadual do Piauí, Gildásio Guedes e Evandro Alberto, respectivamente, além do presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, prestigiaram a posse. Nelson Nery, presidente do Conselho Estadual de Cultura; Carlos Anchieta, secretário estadual de Cultura; e Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação, também compuseram o dispositivo de honra.
Ao encerrar a cerimônia, o advogado Francisco Almeida homenageou a nova presidente em forma de cordel.
A nova Diretoria da APL, com mandato de dois anos, é composta por Fides Angélica Ommati (presidente); Fonseca Neto (vice-presidente); Magno Pires (secretário geral); Socorro Rios Magalhães (1ª secretária); Zózimo Tavares (2º secretário) e Reginaldo Miranda (tesoureiro).
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Deputado Júlio César e prefeitos discutem PEC 12 e Royalties do Petróleo em Brasília
-
Pré-candidato ao governo do Piauí, Toni Rodrigues diz que não vai se escorar na imagem de Bolsonaro
-
Severo Eulálio admite que MDB pode perder vaga de vice na chapa em 2026
-
STJ absolve governador Ibaneis Rocha em caso de doação de EPIs para o Piauí
-
Jadyel Alencar articula entrada de Charles Pessoa e Fábio Abreu no Republicanos