
PORTO DE LUÍS CORREIA :UMA NOVA REALIDADE

No último dia 13 de dezembro foi inaugurado a primeira etapa do Porto Piauí, no município de Luís Correia, recebendo navios da Marinha do Brasil, dada a autorização do Ministério dos Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), uma espécie de “certidão de nascimento” para o inicio da sua operacionalização, sendo considerado um marco que promete fortalecer diversos setores da economia do Estado, com previsões de dobar o PIB do Piauí nos próximos dez anos.
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O Piauí era o único estado litorâneo brasileiro sem porto. A história do porto de Luís Correia foi iniciada com um projeto de construção do primeiro terminal marítimo, ainda nos anos 1960, e as obras foram iniciadas em 1976, com paralisações e falta de estudos de impacto ambiental. Quando foi pelos idos de 1988, a exploração do porto foi objeto de concessão, por 50 anos, ao Governo do Estado do Piauí que, em 1991, subconcedeu a construção e exploração do porto à empresa Inace do Ceara, que ficou cerca de 16 anos sem investir na obra, levando a rescisão do contrato de subconcessão.
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Com o inicio do atual governo do Rafael Fonteles, iniciou-se tratativas com o Governo Federal no sentido de retomar as discussões sobre o Porto de Luís Correia. Pois bem, no último dia 13 de dezembro foi inaugurado a primeira etapa do Porto Piaui. A navegabilidade do canal, foi viabilizada, com a chegada de um navio da Marinha ancorado nas margens do citado porto, o que somente foi possível graças à obra de dragagem do canal com quase 3,5 km de extensão e profundidade de 7 metros na maré baixa e de 9 metros na maré alta
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Na realidade é um início de um processo, com três etapas, com previsão de construção de vários terminais, quais sejam: terminal de grãos e fertilizantes, terminal de amônia, o que poderá transformar o Piauí um hub mundial do hidrogênio, com a exportação do hidrogênio, o terminal de minério de ferro, e por último, o terminal de cargas e descargas em geral, além da urbanização do local, com o gate de acesso e a construção de um centro administrativo.
Já o terminal pesqueiro, está sendo construído pela Investe Piauí, empresa de economia mista criada pela Lei Estadual nº 7.495/2021, com o fim de incentivar a instalação de indústrias no local, podendo ser o primeiro terminal que vai funcionar, já que suas obras estão em andamento, com uma indústria de conservas, que vai gerar milhares de empregos, com a cadeia produtiva do pescado.
As obras do porto foram retomadas em março de 2023, após anos paralisadas, viabilizando o cais, a dragagem e a urbanização. Já foram extraídos 600 mil metros cúbicos de areia do fundo da agua, elevando o calado para 9 metros do rio Igaraçu, o que torna apto a receber embarcações com cumprimento de 60 metros.
Nos dias de hoje, transporte de produtos, em especial dos grãos, produzidos nos cerrados do nosso Estado, acontece pelos portos de Itaqui (MA) e Pecém (CE), deixando recursos nestes dois vizinhos Estados. No Maranhão, 35 % do ICMS vem pelo Porto de Itaqui, o que prova a importância de um porto para a economia de um Estado.
O Estado do Piauí, em estudos pela SEFAZ, perde em arrecadação cerca de R$ 300 milhões por ano, e com a inauguração do porto, empresas piauienses poderão exportar e importar produtos pelo litoral do estado, gerando riqueza e trazendo impostos para o Piauí.
A criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, justifica tal criação pelas vantagens alfandegárias e de impostos para as empresas, o que vai facilitar abertura de novas empresas, com isso, dinamizando a economia do Piaui.
Por fim, a importância de um porto marítimo para um Estado da Federação é a sua intermodalidade, a geração de novos empregos, a movimentação de cargas e o fortalecimento do setor de logística no mercado nacional, além de ser indispensável no comercio internacional.
Valmir Martins Falcão Sobrinho
Economista e Advogado
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