Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Pau D'Arco do Piauí - PI
Correspondente do município.

Prefeito Nilton Barcelar integra assembleia da MRAE sobre saneamento básico no Piauí

Por Redação
Foto: Portal R10
Foto: Portal R10 |

Nilton Bacelar, prefeito do município de Pau D'arco do Piauí, participou na manhã desta segunda-feira (05), da I Assembleia da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí - MRAE, que aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios - APPM. 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Durante o encontro, o prefeito ressaltou, em entrevista ao Portal R10, a necessidade de se desenvolver soluções conjuntas entre as instituições piauienses, para o controle dos problemas de saneamento básico tanto em Pau D'arco, como no resto do Piauí.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

"A MRAE é essencial para o alinhamento de estratégias relacionadas ao saneamento básico no Piauí. A AGESPISA vem constantemente falhando na prestação de serviços que são de extrema importância para a população. Por isso contamos com a assembleia para que soluções sejam tomadas", relata Nilton Bacelar  

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

MRAE

A autarquia Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE) foi instituída em 2023, no intuito de adequar o estado ao Marco Legal do Saneamento Básico e cuida do abastecimento de água e do esgotamento sanitário das cidades piauienses. A MRAE tem como função pública de interesse comum, o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais urbanas.

Em seção plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em novembro deste ano, os deputados aprovaram mudanças que envolvem as atribuições e formação do Colegiado Microrregional e a estrutura de governança da autarquia. 

Atualmente, mais de 90% da população do Piauí tem acesso à água potável, mas apenas 24% possui saneamento básico, segundo estudo da Fundace. O representante do Observatório Nacional dos Direitos à Água e Saneamento, Marcos Montenegro, acrescentou que 34% da população do Piauí mora na zona rural e 65% faz parte do Cadastro Único do Governo Federal, o que demonstra a baixa renda da população para viabilizar o acesso à água por meio das 11 microrregiões. Por isso a importância da unificação.

Comente